Projetos de Etecs conquistam 15 prêmios na 17ª edição da Febrace

Etec de Franca ficou com o 1º lugar da categoria Engenharia; outras sete unidades do CPS também foram premiadas na feira

sex, 22/03/2019 - 19h49 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação CPS
Havilla Cardoso, de Etec de Franca, conquista primeiro lugar em Engenharia com projeto de tratamento de efluentes

O projeto Redução da toxicidade de efluentes de curtumes até as condições de água potável, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca, ficou com o 1º lugar da categoria Engenharia na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O trabalho é de autoria da aluna Havilla Layane Matos Cardoso, que foi orientada pela professora Joana D’Arc Félix. O mesmo projeto recebeu outras quatro premiações (veja na tabela abaixo).

Ao todo, trabalhos de 8 unidades do Centro Paula Souza (CPS) conquistaram 15 prêmios no evento. A Febrace, que é promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli, da Universidade de São Paulo (USP), contou com a participação de 20 projetos de estudantes de 17 Etecs.

Cerca de 300 trabalhos de alunos de nível médio de instituições públicas e privadas de todo o Brasil estiveram expostos entre terça (19) e quinta-feira (21).

“Essas vitórias vêm mostrar cada vez mais que a educação científica é o caminho para a redução das desigualdades, para a transformação social e para incentivar esses jovens a não desistirem dos sonhos diante de obstáculos”, afirmou Joana.

Confira abaixo a tabela com os trabalhos premiados:

Unidade

Cidade

Nome do projeto

Autores

Prêmio

Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior

Franca

Redução da toxicidade de efluentes de curtumes até as condições de água potável

Havilla Layane Matos Cardoso; Joana D’Arc Félix de Sousa (Orientador)

1º Lugar Engenharia; Destaque Federação Unidades da Federação; Prêmio Anna Frida Hoffmann; Prêmio Poli Cidadão Menção Honrosa em Tecnologia e Desenvolvimento Social; Prêmio Petrobrás; Genius Olympiad

Etec de Hortolândia

Hortolândia

Bookstech – acervo digital integrado à biblioteca física

Vinicius Barbieri de Meneses e Pedro Henrique Rodrigues de Souza; Priscila Batista Martins (Orientador) e Juliana Godoy de Sá (Coorientador)

2º Lugar Humanas

Etec Irmã Agostina

Capital

Síntese de partículas de magnetita para adsorção de corantes e íons de cobalto e cádmio associadas a carvão ativo e poliuretano para descontaminação de efluentes líquidos

Lívia Luiza Pinaso, Victor Augusto Marotta Souza Cruz e Luana Balarrone Ferreira Silva; Marcia Freitas da Silva (Orientador)

 3º Lugar Exatas; Menção Honrosa Física

Etec Bento Quirino

Campinas

Austin (ferramenta que auxilia o desenvolvimento de crianças com autismo)

Caroline Guerrero Rodrigues e Andrey Torres de Lima; Marcelo Passaro Fontana (Orientador) e Carolina dos Santos Espindola (Coorientador)

4º Lugar Humanas

Etec Lauro Gomes

São Bernardo do Campo

Adsorção de cromo por meio de nanopartículas superparamagneticas

Isabela Lyra Martines, Natália Rosa Andrade Lopes e Maria Victória Oliveira Pinheiro; Ana Paula Ruas de Souza (Orientador)

4º Lugar Humanas

Etec Raposo Tavares

Capital

Degradação enzimática de resíduos orgânicos para obtenção de blocos sustentáveis e adubo natural

Veronica Maria Souza dos Santos, Amanda Cristine Gomes da Costa e Thauane Almeida dos Santos; Renata Pinho da Silva (Orientador) e Robson Pinho da Silva (Coorientador)

4º Lugar Exatas e da Terra

Etec de Suzano

Suzano

Inovação na produção sustentável de poliuretano

Mariano Gonçalves Bastos, Thiago Alexandre Costa Maia e Lucas Estevão Pacucone; Cesar Tatari (Orientador)

4º Lugar Exatas e da Terra

Etec Prof. Dr. José Dagnoni

Santa Barbara D’Oeste

Adesivo transdérmico para cicatrização em feridas de diabéticos mellitus (dm) a partir de resíduos vegetais com carotenoides e óleos essenciais

Arielly Samara Perez e Lillian Galvani Dias; Vivian Marina Barbosa Ramires (Orientador)

Prêmio Abritec; Prêmio Destaque Instituto 3M;