Projetos de alunos da rede estadual paulista estão em feira internacional

Projetos desenvolvidos por jovens inventores de 22 países da América Latina, Europa e Ásia participam da Mostratec, no Rio Grande do Sul

seg, 23/10/2017 - 14h07 | Do Portal do Governo

Dois trabalhos vencedores da 4ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo são submetidos a um novo júri a partir desta segunda-feira (23), durante a Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, realizada até sexta-feira (27), no Rio Grande do Sul.

O aplicativo de gerenciamento de lixo, invenção de alunos de Mogi das Cruzes (1º lugar), e o protótipo de monitor cardíaco para sonâmbulos, idealizado por uma estudante da capital (2º lugar), participam do encontro jovens inventores de 22 países da América Latina, Europa e Ásia.

Durante a mostra, 640 projetos serão avaliados por especialistas e pelo público que visitar o centro de exposições. Estudos sobre gases tóxicos, transporte público, transgênicos e infraestrutura urbana são alguns dos temas em disputa. A programação inclui ainda Festival Maker, Olimpíada de Robótica e o Congresso de Recursos Renováveis e Sustentabilidade.

Projetos das escolas paulistas 

O App criado pela dupla Bruno Gaspar e Wesley Oliveira é planejado para organizar a seleção e coleta dos reciclados (vidro, metal, papel, orgânico). Nos primeiros testes realizados na própria unidade, na E.E. Adelaide Maria de Barros, a plataforma identificou problemas e encontrou soluções na rotina de alunos e funcionários. Por exemplo: resíduos de papel eram descartados em lixos comuns e garrafas de plástico não eram reutilizadas. Em março, o aplicativo também foi destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e chamou atenção da prefeitura que, em breve, promete testar em bairros da cidade de Mogi das Cruzes.

Já o monitor criado por Nathália Souza de Oliveira é resultado da aula de iniciação científica da E.E. Alexandre Von Humboldt, unidade de tempo integral. O aparelho, que se assemelha a um relógio, possui um sensor óptico e uma placa de arduíno para verificação da frequência cardíaca. O alarme é acionado sempre que registrar algo fora do padrão. O projeto tem atraído a atenção da Boston Scientific, referência internacional em produção de equipamentos médicos.