Projeto prepara presos para volta à sociedade após liberdade

Voltada para quem está regime semiaberto, iniciativa promove dinâmicas com foco no planejamento fora do sistema prisional

ter, 18/06/2019 - 20h33 | Do Portal do Governo

Preparar o reeducando para a vida do outro lado das grades é a meta do projeto especial “Preparação para a Liberdade”, desenvolvido no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), de Franco da Rocha. Nas duas unidades, quem está no regime semiaberto passa por dinâmicas de grupo com foco na preparação para a vida do fora o sistema prisional.
.
“A ação considera as perdas ocorridas na fase de reclusão e convida os participantes para a reflexão sobre o passado e planejamento do futuro fora do sistema prisional. Na opinião da responsável, o poder para mudar o foco na vida está dentro de cada pessoa”, afirma a assistente social do CDP de Itapecerica, Ângela Carvalho de Jesus Silva.

As atividades para ajudar os presos acontecem desde 2016. “A oportunidade de expressar sentimentos é o ponto alto da ação”, diz a assistente social.

“É uma forma de diálogo e desabafo das coisas que gostaria de falar e não tinha como se expressar”, afirmou o reeducando E.Y.

Já no CPP de Franco o projeto foi implantado em 2017 e comporta cinco encontros semanais, envolvendo dez reeducandos por etapa. “São abordados temas como liberdade, laços sociais e familiares, trabalho e cidadania”, diz a diretora de Reintegração Social da unidade, Célia Minelli.

O programa tem o objetivo de preparar as pessoas que estão próximas a obter progressão de pena para Regime Aberto ou Livramento Condicional para o processo de retomada do convívio social, por meio de oficinas socioeducativas. “A cada dia descubro que pode e quer ser alguém melhor do que antes”, disse o preso M.M.S.