Projeto incentiva leitura e discute gêneros textuais em Francisco Morato

Livros ficam dispostos em diversos pontos da escola com intuito de fomentar reforço extraclasse para alunos que se preparam para vestibular

sex, 01/11/2019 - 15h44 | Do Portal do Governo

O Projeto “Leitura pra quê te quero?”, criado no início deste ano, pela Escola Estadual Silvia II, localizada em Francisco Morato, tem despertado nos alunos do anos finais dos ensinos fundamental e médio o interesse pela leitura de uma forma criativa e diferente.

Para isso, os livros foram distribuídos em diferentes espaços da escola, como pátio e até em redes debaixo das sombras das árvores, os alunos realizam leituras, estudos e análises de gêneros textuais, como conto, poesia, crônica e música. Para os alunos do ensino médio o trabalho ainda ajuda no reforço das leituras exigidas pelos vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Queremos uma escola que leia não só os títulos didáticos, e sim, também as obras literárias clássicas”, afirma a agente de organização escolar e mestrando em linguística pela Unicamp, Cláudio Adão, que coordena o projeto ao lado da professora Geneci Ferreira.

Ainda pensando em formar jovens leitores, além da sala de leitura, o pátio da escola tem estantes com livros espalhadas que ficam acessíveis e podem ser utilizados pelos alunos a qualquer momento.

“Quando eu cheguei na escola os livros ficavam em uma sala trancada, o acesso era restrito, hoje temos livros disponíveis aqui no pátio não só para os estudantes mas para a comunidade do Escola da Família”, explica o diretor da unidade, Ismar Pusti de Azevedo.