Projeto incentiva atividade física na Penitenciária de Franco da Rocha

Idealizada por um servidor, ação é desenvolvida com colegas de trabalho desde 2013

sáb, 18/01/2020 - 14h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Servidores da Penitenciária de Franco da Rocha II participam de projeto que incentiva prática de exercícios físicos

“Uma Caminhada Pequena, Grandes Benefícios para o Futuro” é o nome do projeto que o agente de segurança penitenciária Luís Antônio Gomes, o Luizinho, desenvolvido desde 2013 na Penitenciária de Franco da Rocha II. A atividade é uma iniciativa que já conquistou premiação no “Reconhecendo Gente Que Faz +”, que consagra boas iniciativas de servidores adotadas no sistema prisional paulista.

Às sextas-feiras, pela manhã, os servidores se reúnem para praticar uma hora de caminhada ao redor do presídio. A ação, dirigida pelo agente, começa com alongamentos e inclui ainda a leitura de textos reflexivos, canções e orações.

Segundo Luizinho, a atividade física oferece inúmeros benefícios, como a redução do estresse, melhora da autoestima, melhora na concentração, no bem-estar físico e psicológico, além de evitar o excesso de peso. A ação também proporciona momentos de interação entre os participantes com conversas descontraídas, tornando o ambiente de trabalho não somente um lugar para cumprimento de obrigações, mas também um local onde se tenha prazer em estar.

Para o diretor da penitenciária, Heber dos Santos, iniciativas assim levam melhorias para o corpo funcional e são bem-vindas. “Sempre apoiamos projetos que visam o bem-estar e a melhor qualidade de vida aos servidores”, destacou.