Projeto Guri envia seis jovens para intercâmbio em três países

Grupo, formado por alunos, ex-alunos e funcionários, vai estudar música no Malawi, Moçambique e Noruega, até junho de 2020

qua, 21/08/2019 - 15h30 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Guri
Jovens selecionados para participar de intercâmbio musical no Malawi, Moçambique e Noruega

O sonho de fazer um intercâmbio musical se tornou realidade para seis brasileiros: Luana Paula Carvalho e Mariana Silva vão para o Malawi; Jhenifer Costa e Meliely Sousa irão para Noruega; e Rafael Soares e Wannie Ramos serão recebidos em Moçambique.

Eles foram selecionados pelo Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio para músicos criado pela JM Norway e promovido no Brasil pela Amigos do Guri, ONG responsável pela administração do Projeto Guri, que oferece cursos de iniciação musical a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. O projeto é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa .

“Um dos meus sonhos era viajar para fora do País. E essa é uma forma de fazer o que gosto, fazer o voluntariado e trabalhar com outras pessoas. Além de participar dos projetos, quero focar em flauta, o instrumento que eu domino”, disse Jhenifer Nayara Alonso Costa, de 20 anos, ex-aluna do Polo do Projeto Guri de Piracicaba.

Os selecionados viajaram na terça-feira (20) e durante 15 dias devem participar de um processo de capacitação em Oslo, na Noruega, junto com intercambistas de diversas partes do mundo. Esse período tem como objetivo prepará-los para compreender melhor a sociedade em que vão atuar como voluntários e entender os conceitos que estruturam o Move e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega. Após o período de adaptação, cada dupla seguirá para seu respectivo destino.

A jornada será de agosto de 2019 até junho de 2020. “Vi uma oportunidade única de fazer o intercâmbio e contribuir, por meio da música, para o desenvolvimento de outras pessoas. Além disso, vivenciar uma cultura diferente da nossa vai me ensinar muito sobre a musicalidade deles”, disse Luana Paula Carvalho Silva, de 25 anos, moradora de Piracicaba. Licenciada em música e está no quinto ano do curso de MPB/jazz do Conservatório de Tatuí.

Os escolhidos são alunos, ex-alunos e funcionários do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. “Quero desenvolver projetos musicais e socioculturais para promover a transformação e superação humana”, afirmou Meliely Francine Sousa, de 25 anos, ex-aluna do Polo Batatais.

Já Rafael Aparecido Soares, de 20 anos, integrante do Duo Martins Soares, estudou no Polo Álvaro de Carvalho por oito anos e tornou-se educador do Polo Sabino e da Escola Municipal de Educação Infantil. “Estou ansioso para trabalhar com as crianças. Quero proporcionar o ensino do violão, já que eles não têm muito conhecimento do mesmo. Meu intuito é aplicar um programa de aulas do instrumento dentro da escola para crianças e adolescentes”, contou.

Atualmente o Projeto Guri está com 6.714 vagas disponíveis nos polos de ensino localizados no interior e litoral paulista. Interessados, que devem ter entre 6 e 18 anos, podem se inscrever até 23 de agosto.