Projeto em horta incentiva ressocialização no CPP de Franco da Rocha

Agente é responsável pela horta e estufa em unidade, que conta com participação de reeducandos na plantação e colheita dos alimentos

qui, 07/11/2019 - 19h38 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Agente Toninho Toninho desenvolve trabalho com reeducandos na horta e estufa do CPP de Franco da Rocha

Formado em Engenharia Agrônoma, Antônio Marcos Alves de Oliveira, o Toninho é agente de segurança há 30 anos no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha e, há sete anos também técnico responsável pelo projeto “Plantando Saúde”, supervisionando os reeducandos do regime semiaberto que fazem a manutenção do ambiente.

A horta existe desde 1990, porém ganhou destaque graças à dedicação de Toninho a partir de 2013. Com o projeto “Plantando Saúde” foram acrescidos ao trabalho os valores laborterápico e de ressocialização aos reeducandos, que também são capacitados quanto ao manejo, plantio e fornecimento de alimentos de qualidade, saudáveis e sem agrotóxicos.

“Me sinto desafiado a torná-los [reeducandos] pessoas que tenham uma visão para o futuro, amor pela terra e uma alimentação mais saudável. Em cada montagem de canteiro, semeadura, irrigação e colheita vejo o progresso e a visão sendo implantada e desatada sobre os reeducandos”, contou.

O projeto de estufa começou em 2018, desde então, cerca de 60 detentos já forneceram mão de obra. Atualmente, oito reeducandos trabalham na colheita e na manutenção do espaço sob a supervisão do agente Toninho. Dentre a grande variedade de verduras e legumes produzidas estão: alfaces crespa (verde e roxa) e americana, escarola, rúcula, almeirão, cebolinha, coentro, salsa, couve manteiga, couve-flor, brócolis, jiló, berinjela, abobrinha, mandioca e quiabo.

“O trabalho desenvolvido por Toninho é de excelência e de comprometimento, pois auxilia em todo processo de ressocialização dos detentos”, diz Diretor Geral do CPP, Eduardo Vilas Boas.