Projeto de Etec fica em primeiro lugar no Pense Grande

Programa ensina e incentiva estudantes a desenvolverem habilidades empreendedoras, com ferramentas e conceitos metodológicos do mercado

qua, 01/08/2018 - 14h21 | Do Portal do Governo

O encerramento da quarta edição do programa Pense Grande, realizado por meio de uma parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Fundação Telefônica, teve como vencedor um projeto criado por alunos da Escola Técnica Estadual Etec Prof. André Bogasian, de Osasco. A empresa Woman Work busca conectar mulheres à oportunidades de empregos.

Durante o Demoday, realizado na Etec Sebrae, no último fim de semana (28 e 29) na capital, foram conhecidos os trabalhos de alunos de 16 Etecs e duas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Em segundo lugar ficou a Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca, que desenvolveu o Tipmes, um colar que emite alertas para ser usado por pessoas que requerem atenção especial, por diferentes motivos.

O terceiro lugar viu um empate entre três projetos: o Livrentura, da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, é uma livraria móvel com plataforma em app que venderá livros adaptados em braile para a inclusão de deficientes visuais; o 4 Estações, da Etec Cidade Tiradentes, um aplicativo para auxiliar pessoas que estão enfrentando a depressão; e o Politeia, da Etec Professor Camargo Aranha, uma plataforma online que rastreia e compartilha dados públicos de políticos brasileiros.

Como prêmio pelo primeiro lugar, os vencedores ganharam uma viagem a Florianópolis para participar de um evento promovido pela Social Good. O segundo e terceiro colocados receberam brindes.

O evento Demoday encerrou o ciclo do programa, que ensina e incentiva os estudantes a desenvolverem habilidades empreendedoras, utilizando ferramentas e conceitos metodológicos do mercado, como design thinking, Teoria U e Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Pense Grande conta com a consultoria da Impact Hub.

Durante o primeiro semestre deste ano, 31 unidades do CPS receberam oficinas e mentoria, envolvendo mais de mil alunos. Os melhores projetos foram selecionados para o Demoday após apresentação para uma banca de jurados. Uma nova etapa do programa, destinado a 10 Etecs e 6 Fatecs, está prevista para o segundo semestre.