Projeto da Fatec Tatuí auxilia no tratamento de pessoas com paralisia

Aluno desenvolve o Sistema de Suspensão para Treino Locomotor, que fortalece a musculatura dos pacientes

ter, 19/09/2017 - 10h05 | Do Portal do Governo

O projeto desenvolvido por um aluno do curso superior tecnológico de Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) em Tatuí ajuda no tratamento de pessoas com paralisia e mobilidade reduzida. O equipamento foi instalado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

O Sistema de Suspensão para Treino Locomotor é um aparelho semelhante a uma esteira de academia, com diversos suportes que auxiliam nos exercícios para fortalecer a musculatura e coordenação motora dos pacientes que apresentam limitação de movimentos. Não existem modelos similares fabricados no Brasil.

De acordo com o professor Marcelo Simonetti, do curso que orientou o projeto, o principal diferencial em relação ao que se produz fora do país é a possibilidade de avaliar a evolução do paciente por meio de um sistema de medição da massa corpórea. “Dessa forma, os profissionais que cuidam da fisioterapia têm maior autonomia para direcionar a intensidade do tratamento”, explica o docente.

Aplicação
O Sistema de Suspensão para Treino Locomotor foi desenvolvido para auxiliar nas demandas da Apae, que conta com reuniões, orientações e palestras dos profissionais da instituição. O equipamento já está em uso pelos pacientes. “É uma sensação indescritível conseguir ajudar pessoas necessitadas”, ressalta o estudante Ilson Terrão, que desenvolveu o equipamento como Trabalho de Conclusão de Curso. “Não tem dinheiro no mundo que pague ver uma mãe chegando até você para agradecer ao ver o filho dar alguns passos”, acrescenta.

O aluno conta que já está em contato com organizações não-governamentais e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para viabilizar a produção do equipamento em escala suficiente para democratizar o acesso à tecnologia. Uma parceria com a empresa Concresteel, na qual Ilson trabalha, possibilitou a fabricação e doação do Sistema de Suspensão para Treino Locomotor para a Apae.

O contato entre a Fatec Tatuí e a Apae é constante, com várias iniciativas para suprir necessidades específicas. De acordo com a professora Patrícia Moreno, uma das responsáveis pelo diálogo com a instituição, além de uma sólida formação tecnológica, faz parte da cultura da faculdade motivar os alunos para que intervenham positivamente na sociedade. “É um ajudando o outro. Precisamos de problemas que estimulem nossos estudantes e a Apae está em busca de soluções. Temos uma preocupação muito grande em desenvolver a parte tecnológica sem perder de vista a formação do cidadão”, destaca a docente.