Condomínio projetado por Ruy Ohtake acolhe famílias de Heliópolis

Com a assinatura de um dos mais renomados arquitetos brasileiros, apartamentos beneficiam pessoas que recebiam auxílio-moradia em SP

ter, 05/12/2017 - 13h27 | Do Portal do Governo

Famílias de baixa renda que recebiam auxílio-moradia da Prefeitura de São Paulo receberam nesta terça-feira (5) as chaves das primeiras 240 moradias do condomínio Sacomã I, na comunidade de Heliópolis, na capital paulista.

O conjunto habitacional foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake e construído pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O governador Geraldo Alckmin participou da inauguração.

“A entrega de hoje aqui em Heliópolis é importante. São os primeiros apartamentos, para 240 famílias que realizam o sonho da casa própria. Até março, teremos mais 120 que serão entregues e 240 estão em obras. É uma boa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo. Apenas na última semana, entregamos 2.700 unidades habitacionais, em uma iniciativa conjunta com o Governo Federal. Isso significa emprego na construção civil e moradia para as famílias que precisam”, disse Alckmin

Dividido em cinco quadras, o empreendimento prevê a construção de um total de 1.200 moradias. Os primeiros apartamentos estão distribuídos em quadra contendo oito blocos de 30 unidades cada.

O projeto prevê soluções para economia de energia com grande número de janelas para iluminação natural durante o dia e um conceito diferenciado de ventilação cruzada entre os espaços internos para manter a temperatura mais amena.

Com área construída de 50 m², as moradias têm dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. As áreas comuns são constituídas por salão multiuso, área de lazer infantil, equipamentos de ginástica, sala de estudos, bicicletário, área de lixeira e jardim.

A CDHU investiu R$ 161,9 milhões, o correspondente a 64% da execução do serviços e a Prefeitura R$ 18,9 milhões para a desapropriação do terreno.