Programação cultural de junho do Metrô destaca datas comemorativas

Estações vão receber ao longo do mês exposições e manifestações voltadas ao Dia do Meio Ambiente e dos Oceanos

dom, 02/06/2019 - 12h08 | Do Portal do Governo

Nesse mês de junho, a Linha da Cultura do Metrô de São Paulo prepara uma série de atrações que valorizam as manifestações artísticas e o entretenimento dos passageiros. Exposições e performances ocorrem diariamente nas 26 estações da companhia.

Em junho, haverá atividades especiais, voltadas a datas importantes celebradas neste mês, como o Meio Ambiente (na quarta-feira, 5) e o Dia dos Oceanos (no sábado, 8). Já no dia 10 é comemorado o Dia de Portugal. A programação completa da estações está disponível no site do Metrô.

Na estação Clínicas da Linha 2-Verde, a cidade de Ilhabela, no litoral paulista, será homenageada com a exposição fotográfica “A alma da ilha”. É um conjunto de imagens do fotógrafo Lailson Santos, que viveu a cultura caiçara percorrendo ilhas, trilhas e cachoeiras. A mostra fica até dia 30 para visitação na estação.

Em comemoração ao Dia dos Oceanos, a estação Luz, da Linha 1-Azul, contará com a exposição “O valor do mar”. A mostra é baseada no livro de mesmo nome dos autores Rogério Raupp Ruschel, André Panno Beirão e Miguel Marques, que também fazem a curadoria. A exposição utiliza textos, fotos e vídeos para mostrar a Amazônia Azul e a importância de todas as atividades econômicas que envolvem o mar, como pesca, petróleo, transporte, entre outras. Ficará exposta até o fim do mês.

Meio Ambiente

Na estação Alto do Ipiranga, da Linha 2-Verde, a exposição “Salvem a Água Potável no Mundo!” alerta o público para a importância de preservar a água potável do planeta. Com 33 cartoons de cartunistas de vários países, a mostra tem como objetivo conscientizar com bastante humor gráfico para alertar a população. A coleção permanece até dia 30 na estação.

Com 19 obras que retratam a riqueza ambiental e cultural da Amazônia, a exposição “A Amazônia é Nossa” ficará na estação Jardim São Paulo, da Linha 1-Azul, de 5 a 30 de junho. A mostra busca ressaltar a variedade da fauna e da flora da floresta Amazônica, além de lembrar as lendas folclóricas da região e destacar a presença dos povos indígenas e seu sofrimento com a destruição do seu habitat.

“O início, o fim, o meio ambiente”’, é uma exposição que traduz a percepção de dois ambientes que muitas vezes não são harmônicos: o urbano e a natureza. A mostra ficará na estação Santa Cecília da Linha 3-Vermelha. Ela conta com a memória afetiva do artista plástico Levi Ciobotariu e sua emoção que sentia quando observava as árvores no Parque da Luz e no Parque Ibirapuera durante a sua infância. A exposição ficará na estação até o fim do mês.

Diversidade

No Museu de Diversidade Sexual, localizado na estação República da Linha 3-Vermelha, em comemoração dos 50 anos de Stonewall, protesto que deu origem às Paradas do Orgulho Gay pelo mundo, apresenta a exposição ‘Devassas no paraíso’. Com desenhos de Laerte Coutinho e Paulo Von Poser, as ilustrações ajudam a compreender a história da comunidade LGBTQ+. A exposição ficará de 8 a 18 de junho.

Portugal

A estação Sé, no centro da Capital, por onde passam 600 mil usuários por dia das linhas 1-Azul e 3-Vermelha recebe, a partir do dia 10, a exposição “Portas de Portugal”, com curadoria da jornalista e apresentadora Ana Maria Braga. As 19 imagens foram feitas pela fotógrafa paulista Catarina Machado e trazem as mais interessantes portas de residências, estabelecimentos e igrejas portuguesas como elemento representativo da cultura e costumes do povo daquele país. As fotos ficarão expostas até o fim do mês na estação.

Arte Sacra

Na sala Museu de Arte Sacra, que fica localizada na estação Tiradentes, da Linha 1-Azul, que é parceria do Museu de Arte Sacra com o Metrô, apresenta a exposição “Cristo Rei – Cristo Redentor e a cruz”. Com 12 pinturas em tinta acrílica sobre madeira, a mostra traz elementos da cruz por uma visão de menos castigo e mais do sentido essencial da vida, felicidade e esperança. Para celebrar a exibição, haverá um evento de abertura dia 15, às 11h. Estará disponível para visitação entre os dias 16 e 18.