Programa Verão no Clima recolheu mais de 5 toneladas de resíduos

Programa do Governo estadual contemplou 73 localidades e contribuiu para preservação das praias, da água e do saneamento

ter, 23/04/2019 - 18h37 | Do Portal do Governo

A segunda edição do programa Verão no Clima 2019 terminou com saldo de 17 mutirões de limpeza realizados em diversas cidades do litoral paulista e mais de 5 toneladas de resíduos recolhidos.

Foram cerca de 35 visitas diárias às tendas montadas nas praias, 19 atividades desportivas entre corridas e caminhadas, 50 mil tiragens do Passaportes de Trilhas de São Paulo e cerca de 800 mil pessoas impactadas.

O Programa contribui para preservação das praias, da água e do saneamento. Foram 73 praias contempladas pelas equipes de campo, 15 exibições da Mostra Ecofalante de cinema ambiental ao ar livre, treinamento de mais de 400 pessoas, 463 contratados para as atividades nas tendas, 221 mil pessoas abordadas pessoalmente e 447.332 alcançadas pelas redes sociais, 63 mil itens de diferentes tipos de resíduos catalogados sendo que 84% desses eram bitucas de cigarro, plástico e microlixo.

Sobre o Verão no Clima

O Programa aconteceu nas praias de 16 municípios do litoral paulista. Mais de 350 monitores e coordenadores, aproximadamente 1.500 voluntários, tendas temáticas fixas e itinerantes, contando com toda a estrutura do Sistema Ambiental Paulista, tendo à frente a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e apoio das prefeituras, organizações não governamentais e patrocinadores.

Foram desenvolvidas ações para a conscientização dos turistas e frequentadores das praias. O objetivo foi manter as praias limpas e gerar menos resíduos, evitando assim a propagação de doenças e ajudando a preservar o meio ambiente.

Receberam as atividades as cidades de Ubatuba, Peruíbe, São Vicente, Praia Grande, Mongagá, Ilhabela, Iguape, Ilha Comprida, Guarujá, Cubatão, Caraguatatuba, Cananéia, Bertioga, Itanhaém, Santos e São Sebastião.