Direção Segura autua 74 motoristas em cinco municípios paulistas

Fiscalização da Lei Seca foi realizada nos dias 17 e 18 de março; mais de 1,5 mil motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro

ter, 21/03/2017 - 12h36 | Do Portal do Governo

O Programa Direção Segura autuou 74 motoristas, entre os dias 17 e 18 de março, em cinco cidades do Estado de São Paulo. A ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção ocorreu no centro de São Paulo e nas cidades de Itupeva, Paulínia, Santo André e Serrana.

Ao todo, 1.588 condutores foram submetidos aos testes do etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro). Trinta e quatro condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e responder a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Outros 40 motoristas foram autuados por recusa ao teste do bafômetro e receberão as mesmas penalidades indicadas acima.

Sete dos 74 condutores autuados, além da multa e da suspensão, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou tiveram a embriaguez atestada por exame clínico do médico perito.

Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “Tolerância Zero”.