Programa Creche Escola inaugura nova unidade em Penápolis

Centro de Educação Infantil Municipal Professor Francisco Dráusio Ferreira foi inaugurado pelo governador; Creche vai atender 130 crianças

ter, 13/06/2017 - 14h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira (13), em Penápolis, o Centro de Educação Infantil Municipal Professor Francisco Dráusio Ferreira. Também na cidade, Alckmin entregou as obras de modernização e recuperação da Rodovia Raul Forchero Casasco (SP-419).

“Nós estamos inaugurando o equipamento público mais importante: a creche, a pré-escola”, disse o governador. “Ela está novinha, construída e mobiliada pelo Estado. Entregamos prontinha, toda equipada, para as crianças do Ensino Infantil virem para cá. A mamãe vai ter tranquilidade de saber que seu filho vai ser bem cuidado”, completou Alckmin.

A unidade do Programa Creche Escola recebeu investimento de R$ 1,6 milhão e tem capacidade de atender 130 crianças de 0 a 5 anos de idade.

A creche conta com sete salas de aula, berçários com fraldário e lactário, além de refeitório, banheiro. Salas administrativas de secretaria e área de serviço também foram entregues. Todas as instalações do prédio respeitam as normas padrão de segurança e acessibilidade.

A unidade do Programa Creche-Escola de Penápolis foi possível em razão da parceria entre a Secretaria do Estado da Educação e a prefeitura local.

A secretaria estadual assumiu o compromisso de repassar os valores financeiros e acompanhar a obra. A prefeitura ofereceu terreno, realizou a licitação e conduziu os serviços.

O objetivo da Secretaria da Educação com o investimento é expandir o atendimento a alunos dessa faixa etária. O projeto vem sendo executado em todo o Estado, especialmente em locais com maior vulnerabilidade social.

Programa Creche Escola

Já foram concluídas 246 unidades dentro do Programa Creche Escola, desde 2011. Outras 289 unidades estão em fase de execução.

Apenas a região administrativa de Araçatuba, que inclui Penápolis, foi contemplada com 13 unidades. Elas somam 19,7 milhões de reais em investimentos e oferecem 1.670 vagas. Na mesma região, 1,8 mil novas vagas serão abertas em outras 15 unidades que estão sendo construídas.

Além da atenção à Educação Infantil, a rede estadual oferece 18 escolas que atendem de 8 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio da região de Penápolis. Destas 18 unidades, duas têm grade horária superior a sete horas por dia, em período integral.

O Estado também oferece um Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de diferentes idiomas, para estudantes desta região.