Direção Segura autua 137 motoristas no último fim de semana

Ao todo, 2.114 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro; desses, 71 foram autuados por embriaguez ao volante

qua, 03/05/2017 - 20h42 | Do Portal do Governo

O Programa Direção Segura, que busca prevenir e reduzir acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool, autuou 137 pessoas entre a noite da última sexta-feira (28) e a madrugada de domingo (30). Ao todo, 2.114 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.

As blitzes foram realizadas na zona norte de São Paulo e nas cidades de Artur Nogueira, Barueri, Cosmópolis, Guarujá, Franca, Jales e Orlândia.

Durante as operações, 71 condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70. Esses também vão responder a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Outros 66 motoristas foram autuados por recusa ao teste do bafômetro e receberão as mesmas penalidades indicadas acima.

Dezoito dos 137 condutores autuados, além da multa e da suspensão, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou tiveram a embriaguez atestada por exame clínico do médico perito. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca. A lei também é conhecida como “tolerância zero”.

Ação integrada
Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa.

Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.