Inauguração em creche amplia número de vagas em Taubaté

Parceria do Governo com municípios eleva oferta e atende pais que precisam de lugar adequado para deixar os filhos enquanto trabalham

sex, 18/08/2017 - 16h46 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Alckmin entrega unidade do programa Creche Escola em Taubaté

O Programa Creche Escola do Governo do Estado está aumentando a oferta de vagas em creches nos municípios, para bebês e crianças de até 3 anos. Nesta sexta-feira (18) foi inaugurada em Taubaté, município do Vale do Paraíba, mais uma unidade de educação infantil.

A Escola Municipal de Educação Infantil Pastor José Ezequiel da Silva foi construída com investimento de R$ 1,6 milhão. É a 259ª creche entregue pelo Estado. Embora, a construção de creches seja uma atribuição legal dos municípios, o Governo do Estado vem auxiliando as prefeituras a ampliar a oferta de vagas.

No convênio com a Prefeitura de Taubaté, a Secretaria de Estado da Educação repassou os recursos financeiros e acompanhou as obras. A administração municipal cedeu o terreno, fez a licitação para a construção do prédio e supervisionou os serviços.

Rede de ensino
A creche entregue em Taubaté tem capacidade para abrigar 130 crianças em idade de 0 a 3 anos, com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. O prédio foi construído com respeito às normas de acessibilidade. Na região de Taubaté, outras duas unidades estão sendo construídas, com a previsão de mais 260 vagas.

Há mais 279 unidades em construção no Estado, o que deve elevar o número de creches construídas com recursos do tesouro estadual em parceria com os municípios para 606 creches, segundo o governador Geraldo Alckmin. “O Estado nunca tinha investido em creche antes, porque legalmente é uma atribuição municipal. Mas nós resolvemos ajudar as prefeituras a ampliar o número de vagas para crianças de 0 a 3 anos”, disse Alckmin.

Completam a rede de ensino na região de Taubaté 45 escolas que atendem cerca de 19 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as 45 unidades, oito adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda na região, um Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.