Professores do ABC fazem curso de redução de riscos e desastres

Iniciativa da Educação e Defesa Civil ensina sobre os sinais que podem ocasionar deslizamentos, inundações e outros desastres

qui, 11/04/2019 - 14h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação e a Defesa Civil do Estado promovem nesta sexta-feira (12) uma formação sobre redução de riscos de desastres na Escola Estadual João Paulo II, no Jardim Campo Verde, em Mauá, na Região do ABC, das 8h às 13h.

O evento é resultado do grupo de trabalho do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Redução de Riscos Geológicos (PDN) Zaíra que inclui ainda representantes do Instituto Geológico e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O objetivo do encontro é o de conscientizar a população sobre as condições de risco que podem proporcionar desastres naturais.

Pelo menos 70 pessoas devem participar da formação nesta sexta. Entre eles diretores, professores coordenadores do núcleo pedagógico e supervisores de ensino de 12 escolas estaduais e 8 municipais.

As unidades escolares estão localizadas em regiões onde existem áreas vulneráveis e sujeitas a deslizamentos nas cidades de Mauá e Ribeirão Pires. Nestas 12 escolas estaduais estão matriculados cerca de 12 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Durante a formação, os participantes vão receber orientações e informações técnicas sobre o que pode ocasionar deslizamentos, inundações e outros desastres naturais induzidos ou potencializados pelas ações humanas.

“Vamos fornecer orientação técnica aos professores e propor que eles façam um trabalho em suas escolas. A intenção é fazer com que as informações cheguem até os alunos, e consequentemente às famílias e comunidade em geral diminuindo os riscos”, diz Eveliny Mundim Bortoleto, professora coordenadora do núcleo pedagógico de ciências da Secretaria Estadual da Educação.