Procon-SP tem cartilha sobre consumo de água e energia elétrica

Material da Fundação traz informações sobre as tarifas e dicas para economizar no consumo e entender as medidas adotadas pelo setor

ter, 12/02/2019 - 11h41 | Do Portal do Governo

Para ajudar a população a entender as medidas adotadas pelas autoridades do setor elétrico e os possíveis impactos no orçamento, a Fundação Procon-SP produziu um material com informações sobre as tarifas e dicas para economizar no consumo de energia elétrica. A cartilha também dá dicas para reduzir o consumo de água.

Consumo de energia elétrica

Você sabe o que são as “bandeiras tarifárias”? Criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a informação que está na conta de luz, e que é atualizada mensalmente com base na avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A cor da bandeira – verde, amarela ou vermelha – é aplicada a todos os consumidores (exceto no Estado de Roraima) e indica se a energia custará no mês mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Quando há necessidade de acionar as usinas térmicas. Isso ocorre quando a principal fonte de energia no país, as hidrelétricas, têm produção insuficiente em razão da falta de água nos reservatórios. É necessário então acionar as usinas térmicas, que representam maior custo no processo de captação de energia. O valor do abastecimento energético, portanto, aumenta.

A bandeira é aplicada mesmo que você consuma menos de 100 kWh. O cálculo é proporcional ao seu consumo. Ou seja, se a bandeira estiver vermelha no patamar 2, o adicional é de R$ 0,050 para cada kWh consumido. Se o seu consumo mensal foi de 60 kWh, por exemplo, o adicional será de R$ 3 (60 x 0,050) mais os impostos.

A bandeira tarifária pode variar mês a mês. No final de cada mês, a Aneel deverá disponibilizar em seu site a bandeira do mês seguinte.

Consumo de água

É importante acompanhar regularmente a leitura registrada no hidrômetro. Assim, é possível controlar o consumo de água, conferir a conta e descobrir eventuais vazamentos. Confira algumas dicas:

* Tome banhos rápidos e feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando;

* Ao escovar os dentes ou se barbear, mantenha a torneira fechada. Use um copo para o enxágue; isso também ajuda a economizar água;

* Utilize a máquina de lavar louças somente quando tiver louça suficiente para enchê-la.

* Junte a maior quantidade possível de roupas para lavar de uma vez, seja na máquina ou no tanque;

* Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa;

* Não use mangueira para lavar quintais e calçadas: use vassoura para limpar e, se precisar lavar, utilize água reaproveitada do enxágue das roupas

Para conferir material completo, clique aqui.