Procon-SP orienta consumidores para compras na Black Friday

Especialistas da Fundação estarão em estações do Metrô e da CPTM nesta sexta-feira (22) e vão dar dicas sobre direitos e de segurança

qua, 20/11/2019 - 20h11 | Do Portal do Governo

Em mais uma ação nas estações do Metrô e da CTPM, especialistas em defesa do consumidor da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, vão orientar os consumidores sobre a Black Friday. A data comercial, neste ano realizada na sexta-feira (29), é conhecida pela oferta de descontos promovida por diversos estabelecimentos comerciais em todo o país.

Desde 18 de outubro, quando as ações de orientação tiveram início, já foram mais de quatro mil atendimentos nas estações do Metrô e da CPTM.

Nesta sexta-feira (22), os especialistas estarão nas seguintes estações do Metrô, entre 10h e 14h:

– Chácara Klabin (Linha 2-Verde do Metrô)
– Consolação (Linha 2-Verde do Metrô)
– Itaquera (Linha 3-Vermelha do Metrô)
– Higienópolis (Linha 4-Amarela do Metrô)
– Liberdade (Linha 1-Azul do Metrô)
– Tatuapé (Linha 3-Vermelha do Metrô)

Na CPTM, os consumidores podem tirar suas dúvidas em duas estações:

– Pinheiros (Linha 9 – Esmeralda), das 6h às 10h
– Tamanduateí (Linha 10 – Turquesa), das 10h às 14h

Nesses locais, os usuários que desejarem receberão orientações sobre a importância de pesquisar com antecedência e de não fazer compras que comprometam o orçamento, sobre como fazer denúncias em caso de oferta enganosa e como reclamar seus direitos. É possível acompanhar o trabalho dos especialistas e conferir dicas também pelo perfil da Fundação no Instagram, pelo @proconsp.

9 dicas do Procon-SP:

Limite de gasto
Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

Entrega e troca
Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Prazos
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

Golpes virtuais
Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Compras online
Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.

Atenção aos detalhes
Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Vitrines
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

Cancelamento
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Informações claras
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.