Pró-Sangue registra queda de estoque e precisa de doações com urgência

Os tipos sanguíneos A- e B- estão críticos e tem condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias; tipo O- está em emergência

qui, 21/09/2017 - 10h02 | Do Portal do Governo

As reservas da Fundação Pró-Sangue encontram-se em situação crítica e emergencial. No momento, os tipos sanguíneos A- e B- estão em estado crítico. Ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. O tipo O- está em emergência e só garante o suprimento por um dia.

Por isso, a Fundação convida as pessoas para fazerem doações, evitando que o abastecimento dos hospitais seja comprometido. A Pró-Sangue fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Estado de São Paulo.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública, criada em 1984, que arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo o sangue consumido na capital e Região Metropolitana de São Paulo.

Saiba como colaborar

– Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde;

– Ir alimentado e ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue);

– Pesar mais de 50 kg;

– Trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato;

– Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes;

– Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta, acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue: 0800 55 0300.