Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação

Impedimento para quem toma a vacina é de 48 horas; estoque da Fundação está 15% abaixo do patamar e sangues O-, A- e B- estão críticos

ter, 30/04/2019 - 16h15 | Do Portal do Governo

No próximo sábado (4) acontece o dia D de mobilização contra a gripe, quando os postos de vacinação de todo o Brasil estarão abertos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2019, iniciada em SP no 10 de abril pelo Governo do Estado.

Para evitar a queda do número de doadores no período da campanha, a Fundação Pró-Sangue incentiva a doação de sangue antes da imunização. Isso porque a vacina contra a gripe constitui impedimento temporário para quem pretende fazer sua doação.

O protocolo de triagem dos candidatos determina que as pessoas que foram vacinadas devem aguardar 48 horas para que estejam novamente aptas a realizar esse gesto solidário que salva vidas.

Durante as campanhas de vacinação, a coleta dos hemocentros costuma apresentar queda. Antevendo essa situação, a Pró-Sangue faz um convite para as pessoas a doarem sangue antes de se vacinar, de forma a garantir o abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana.

Atualmente, o estoque da Pró-Sangue está 15% abaixo do patamar desejado. Os sangues O-, A- e B- estão críticos, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. Já o tipo O+ está em emergência, isto é, garante o abastecimento por um dia.

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar.Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes.

Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 11 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.