Pró-Sangue faz coleta em empresas, universidades e comunidades

Interessados podem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional para obter orientações técnicas

qua, 15/05/2019 - 9h42 | Do Portal do Governo

Para facilitar a vida do doador, a Pró-Sangue disponibiliza um programa de Coleta Externa de doação de sangue. Criado em 1995, o serviço realiza campanhas em parceria com empresas, universidades e comunidades.

Os interessados no serviço devem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue para obter orientações técnicas sobre a infra-estrutura e condições necessárias para a realização da coleta.

Dentre os requisitos, recomenda-se que as instituições reúnam grupos a partir de 70 pessoas, bem como disponham de instalação adequada provida de uma área bem ventilada e iluminada, de no mínimo 100 metros quadrados, com bebedouro e banheiros próximos. O local deve oferecer mobiliário mínimo que inclua mesas, cadeiras e lixeiras.

Já da parte da Pró-Sangue, é necessária uma logística que se estrutura principalmente na disponibilização de van, de uma equipe formada por médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, lanche, cadeiras para doação e equipamentos.

Preenchidos os pré-requisitos, os interessados podem fazer o agendamento com a Dra. Sandra Esposti, que gerencia as datas disponíveis. O local destinado é vistoriado e aprovado com antecedência por profissionais técnicos. Na data acordada, a equipe desloca-se até o local, efetuando a coleta de bolsas de sangue.

O serviço de Coleta Externa da Pró-Sangue funciona às terças e quintas-feiras. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4573-7500, ramais 7676 ou 7515, de segunda a sexta, das 7 às 13 horas, ou pelo e-mail coletaexterna@prosangue.sp.gov.br.