Presos de Reginópolis terão ações de cidadania

Mutirão de serviços, incluindo atendimento odontológico, busca preparar os reeducandos para volta à sociedade

seg, 29/07/2019 - 9h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove entre segunda-feira (29) e sexta-feira (2 de agosto), ações de cidadania e saúde para os reeducandos da Penitenciária I “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai oferecer aos presos, durante toda a semana, atendimentos psicológico, jurídico e médico.

Estão previstos, por exemplo, exames odontológicos e teste rápido de hipertensão e glicemia, além de regularização de documentos. Serão oferecidos atendimentos de enfermagem, aferição da pressão arterial e do peso, e testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e Hepatites dos tipos B e C.

Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado, o evento engloba também palestras que abordam assuntos, como a importância da leitura para o trabalho, malefícios do tabagismo, doenças crônicas não transmissíveis e autoestima. Haverá ainda atividades religiosas, discussões sobre higiene e empregabilidade.

Na terça-feira (30), às 9h30, será realizada a abertura oficial da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária I “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio. Ações semelhantes ocorrem anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.

Inteligência emocional

Durante a Jornada, os presos terão acesso ao Programa Gestão da Emoção, do Instituto Augusto Cury. Ministrada por assistente social capacitada para multiplicar o treinamento, a palestra irá discutir, entre outras questões, o funcionamento da mente humana, o trabalho com as funções nobres da inteligência e os desdobramentos individuais e sociais sobre a saúde emocional e a qualidade dos relacionamentos sociais.

Balanço

Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 46.956 novos documentos: CPF (13.620); RG (18.876); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.299); Título de Eleitor (896); e 10.265 certidões (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 241 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

Somente na Penitenciária I de Reginópolis, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 717 documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho/Previdência Social e certidões) e ofertados 8.127 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.