Prêmio Econoteen, da FEA-USP, recebe inscrições até dia 24 de julho

Concurso busca inserir estudantes no mundo do pensamento econômico; cinco primeiros colocados receberão premiação em dinheiro

qui, 13/07/2017 - 20h52 | Do Portal do Governo

O Prêmio Econoteen está com inscrições abertas para sua 11ª edição. Podem concorrer alunos matriculados no segundo e no terceiro ano dos Ensinos Médio ou Integrado das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As inscrições vão até o dia 24 de julho e devem ser feitas exclusivamente pela Internet.

O concurso busca inserir os alunos das duas modalidades de ensino no mundo do pensamento econômico. A realização é do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA – USP).

No Prêmio Econoteen, os participantes devem escrever uma dissertação de três a quinze páginas, fundamentada em conceitos de economia. O tema da vez é: “As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no resto do mundo?” Também se faz necessária a orientação de um professor. A estrutura deve conter capa, resumo, desenvolvimento e bibliografia.

O prazo para envio dos ensaios vai de 18 de setembro a 4 de outubro. Os cinco primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e os orientadores serão premiados com livros. Informações sobre o regulamento e outros detalhes do concurso estão disponíveis no site do prêmio.

Edições anteriores
No ano passado, Marcos Gonçalves, aluno da Etec Takashi Morita, localizada no bairro de Santo Amaro, na capital, conquistou o terceiro lugar no Econoteen. Maria Eduarda dos Santos André, da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, recebeu menção honrosa.

Em 2015, o segundo lugar ficou com Guilherme Augusto Santana, da Etec Prof Eudecio Luiz Vicente, de Adamantina. A mesma Etec se destacou em 2014, quando a aluna Maria Natália de Andrade venceu o concurso.

Na edição de 2013, os estudantes que conquistaram os cinco primeiros lugares foram de Etecs: Professor Basilides de Godoy, da capital; Professor Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina; Rosa Perrone Scavone, de Itatiba; Juscelino Kubitscheck, de Diadema; e Itanhaém, respectivamente.

Outro aluno da Etec de Adamantina obteve o primeiro lugar em 2012 e um da Parque da Juventude, da capital, ficou na sétima colocação.