Bombeiros alertam sobre o mar: “Água no umbigo sinal de perigo”

Observe seus limites e as indicações dos guarda-vidas, ou seja, para brincar na praia com segurança, não despreze as sinalizações

qui, 21/12/2017 - 14h41 | Do Portal do Governo

Verão combina com calor e mar. A água do mar é uma forma de refrescar o corpo, mas esconde alguns perigos. Para não correr riscos, vale a máxima do Corpo de Bombeiros: “água no umbigo sinal de perigo”. A dica é brincar com segurança, procurando ficar perto dos guarda-vidas e sem abusos.

Não despreze as sinalizações que indicam “correntes” ou “canais” de água que puxam para dentro do mar. Caso você não aviste um desses avisos na praia, procure os guarda-vidas e pergunte qual o local mais seguro para nadar.

Os Bombeiros também recomendam para nunca entrar no mar após ingerir bebida alcoólica, pois o álcool inibe a noção de perigo. Nadar ou brincar no mar depois de comer também não é recomendado, sob risco de congestão. Outra dica é manter-se afastado de pedras e costeiras, que propiciam a formação de correnteza e dificultam o socorro.

Quando houver crianças ao redor, redobre a atenção. Uma prancha, por exemplo, pode machucar com a quilha ou com o bico. Outra dica é colocar no braço da criança uma pulseira de identificação com nome completo e telefone de contato para facilitar a localização em uma eventual perda.

Observe seus limites e as indicações dos guarda-vidas. Para brincar no mar com segurança, água sempre abaixo da cintura.

#OperaçãoVerãoSP