Poupatempo tem programação especial de Meio Ambiente

Postos do programa contarão com iniciativas voltadas à conscientização ambiental em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

ter, 05/06/2018 - 9h09 | Do Portal do Governo

Dos dias 04 a 08 de junho, os postos Poupatempo promovem diversas atividades para marcar a Semana do Meio Ambiente. A coordenação dos eventos é da Prodesp, empresa responsável pela gestão do programa de serviços ao cidadão.

A iniciativa acontece em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (05). As ações são formas de chamar a atenção sobre a importância de discutir prevenção ambiental, bem como conscientizar a população sobre a necessidade de adquirir hábitos mais sustentáveis.

Confira abaixo as ações desenvolvidas em unidades Poupatempo pelo Estado de São Paulo:

  • Lapa (capital): A Semana começa com a reinauguração do jardim, feito em parceria com alunos de jardinagem do SENAC. Até o fim do mês, acontece a exposição ‘Aves de São Paulo’, que reúne fotos do casal Clelgen Luiz Bonetti e Norma Vasconcelos Saldanha Marinho, médicos que se dedicam a fotografar aves em seu habitat natural, observando a natureza em inúmeras trilhas e viagens pelo Estado de São Paulo.
  • Itaquera (capital): O posto inaugura a exposição ‘Identidade Central’, com imagens em preto e branco do centro de São Paulo de autoria do fotógrafo Tiago Queiroz, do jornal O Estado de S. Paulo. A mostra estará na unidade até o final do mês.
  • Ribeirão Preto: Funcionários contarão com palestras sobre reciclagem e uma exposição de peças de madeira reaproveitadas.
  • Campinas: As unidades do Campinas Centro e Campinas Shopping vão distribuir mudas de árvores e panfletos explicativos sobre a iniciativa, em parceria com a Secretaria do Verde da Prefeitura. Esta última também contará com exposição e orientação sobre coleta e reciclagem de bituca de cigarro.
  • Dracena: O posto terá exposição e mural sobre técnicas de reciclagem e atitudes sustentáveis, além de ponto de coletas de resíduos eletrônicos.
  • Catanduva: Pensando em conscientizar os cidadãos sobre a iniciativa, serão doadas mudas de árvores e distribuídos folhetos sobre programas de reciclagem.
  • Bauru: A unidade dará ênfase à preservação do rio Tietê, com exposição de banners, fotografias, amostras de água, além de maquete de uma recicladora de lixo.
  • Diadema: A Unidade Móvel da Sabesp ficará na parte externa do posto para atender cidadãos que desejam parcelar contas atrasadas. O intuito é reduzir a demanda e o tempo de espera na unidade.
  • Taubaté: Serão distribuídas sementes de árvores bem como realizado plantio simbólico de mudas de árvore no jardim em frente ao posto.
  • São Bernardo do Campo: A unidade vai expor uma maquete do sistema de saneamento básico e tratamento de água e esgoto da cidade. Além disso, serão distribuídos gibis educativos da Turma da Mônica sobre o Uso Racional de Água e o Tratamento de saneamento básico.
  • Jundiaí: O Poupatempo e a Associação Mata Ciliar promovem uma exposição de animais empalhados para chamar a atenção para a importância da preservação da fauna.

A Prodesp também contará com uma programação especial na Semana do Meio Ambiente. Será realizada uma palestra ressaltando iniciativas sustentáveis promovidas pela empresa, além de uma caminhada de conscientização sobre a natureza na área verde da entidade. Também haverá palestras sobre a horta comunitária da CoopJovem, projeto social da empresa voltado para jovens carentes da região.