Além dos postos fixos do Poupatempo espalhados pelo Estado de São Paulo, os cidadãos contam também com uma unidade móvel que percorre diferentes lugares para prestar o mesmo atendimento de excelência pelo qual o órgão é reconhecido.
Em 2018, o Poupatempo Móvel atendeu 64,5 mil cidadãos em localidades da Grande São Paulo, um crescimento de 25% sobre o total de 51,4 mil serviços prestados no ano anterior. Nos últimos quatro anos, as unidades moveis prestaram 193,9 mil atendimentos.
O Poupatempo Móvel é um serviço itinerante destinado a atender à população residente em bairros e municípios distantes dos postos fixos do Programa Poupatempo, na capital e região metropolitana.
Trata-se de uma carreta que ocupa uma área de 150 metros quadrados, adaptada para prestar os principais serviços do Poupatempo. A unidade possui 17 terminais de atendimento e conta com um elevador para garantir acessibilidade a cadeirantes e idosos.
Entre os serviços prestados pela unidade móvel estão a emissão de Carteiras de Identidade (RGs), Atestados de antecedentes Criminais, segunda via de contas e registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico. Também é possível fazer consulta de multas de trânsito e de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros serviços eletrônicos.
O balanço dos atendimentos mostra que o Poupatempo Móvel aumento o número médio de atendimentos por hora de 32 em 2017 para 36 no ano passado. O número médio de RGs emitidos aumentou de 27 em 2017 para 29 em 2018.
Em 2019, o Poupatempo Móvel esteve Franco da Rocha, Perus e Vila Prudente, onde já atendeu cerca de 5 mil cidadãos. Na mais recente pesquisa de avaliação com usuários, a unidade teve 100% de ótimo e bom.