Poupatempo Luz: atendimentos serão realizados na unidade Sé

Mudança temporária da estrutura ocorre por causa de obras no Edifício Garagem Alfredo Issa, que abriga o posto na Luz

sex, 11/08/2017 - 16h03 | Do Portal do Governo

Os atendimentos da unidade Luz do Poupatempo serão temporariamente transferidos para o posto Sé. A mudança da estrutura será gradativa até o dia 19 de agosto, em razão de a Polícia Civil continuar com o processo de reforma da Garagem Alfredo Issa, espaço no térreo em que funciona o Poupatempo Luz, na capital paulista.

A unidade atende apenas solicitações de RG, além de abrigar uma área destinada ao Tribunal Regional Eleitoral. Os atendimentos do TRE do Poupatempo Luz foram suspensos em 8 de agosto e serão retomados na unidade da Sé a partir de 21 de agosto, na área onde operava a Agência dos Correios. Os serviços do Instituto de Identificação (IIRGD) serão integrados ao local ocupado pelo órgão na Sé.

O Poupatempo Luz foi criado em 1998 para atender a grande demanda de usuários na unidade da Sé, a primeira a ser inaugurada, em 1997, que atendia cidadãos de todo o Estado. Atualmente, o Poupatempo tem 72 unidades fixas em todas as regiões administrativas paulistas, além de prestar diversos serviços pela internet e aplicativos.

Prêmios

O programa também trabalha com horários de atendimentos previamente agendados, o que distribui o movimento de maneira uniforme ao longo do expediente e evita a espera. A iniciativa garante níveis excelentes de aprovação da qualidade dos serviços por parte dos usuários.

Em 2017, o Poupatempo apareceu pelo terceiro ano consecutivo como líder na preferência na categoria de serviços públicos em São Paulo. O projeto foi eleito o “Melhor Serviço Público de São Paulo”, segundo pesquisa Datafolha realizada entre 27 e 30 de março. Foram entrevistados 1.004 paulistanos com 16 anos ou mais, das classes A e B.

A pesquisa especial do Datafolha sobre o setor teve início em 2015 – ou seja, desde que o levantamento começou, o Poupatempo é destaque na liderança em serviços públicos.

Origem

Até 2002, o posto da Luz era denominado Poupatempo Alfredo Issa, por causa do nome da praça em frente ao espaço. Naquele ano, o cidadão José Donizzete Cazollato sugeriu a mudança para um nome mais fácil, ligado à região da cidade na qual a unidade se encontra. O Poupatempo aceitou a sugestão e o nome do posto mudou para Poupatempo Luz.

Em 18 anos, completados em junho deste ano, foram 8,7 milhões de atendimentos no local. A média diária de serviços na unidade da Luz é de 1,2 mil – na Sé, são mais de oito mil por dia.

O Edifício Garagem Alfredo Issa foi projetado pelo arquiteto Benno Perelmutter em 1970, sendo inaugurado no ano seguinte. No local, além do Poupatempo, estão em funcionamento a garagem do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e os arquivos da Polícia Civil. As grades de proteção serão retiradas a partir de setembro, como preparativo para a recuperação do edifício, o que impede a circulação de frequentadores no térreo.