Poupatempo entrega kit para doação de mechas de cabelo

Material recebido será encaminhado ao Fundo Social para se transformar em próteses capilares para mulheres em tratamento contra câncer

qua, 30/10/2019 - 20h37 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira (31), os postos do Poupatempo passam oferecer kit para doação de cabelos que serão destinados a pacientes do Instituto do Câncer de São Paulo. A ação é uma parceria com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e faz parte do encerramento das comemorações do “Outubro Rosa”, campanha de conscientização que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O kit traz orientações sobre como a pessoa interessada deve proceder em todas as etapas do processo, do corte até a entrega das mechas nos postos do Poupatempo.

Para o Diretor Administrativo-Financeiro da Prodesp, Murilo Macedo, o atendimento humanizado aos cidadãos e a dedicação dos colaboradores do Poupatempo tornaram o programa do Governo de São Paulo um dos principais parceiros do Fussp na arrecadação de mechas.

“Esse movimento de arrecadação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer é um belo gesto de amor e carinho para estimular a solidariedade e aumentar a autoestima de quem precisa”, afirma Macedo.

O serviço estará disponível nesta quinta-feira (31), nas cinco unidades de atendimento à população da capital paulista:
– Sé
– Lapa
– Santo Amaro
– Cidade Ademar
– Itaquera

Haverá entrega de kits também nos 13 postos localizados em municípios da Região Metropolitana de São Paulo:
– Carapicuíba
– Caieiras
– Cotia
– Diadema
– Guarulhos
– Itaquaquecetuba
– Mauá
– Mogi das Cruzes
– Osasco
– Santo André
– São Bernardo do Campo
– Suzano
– Taboão da Serra

Nas unidades da Região Metropolitana o material passará a ser entregue na sexta-feira (1º de novembro). Nas demais unidades do Estado, em 54 cidades do interior e litoral, a população poderá retirar o kit no dia 15 de novembro.

Como ser um doador

Para ser doador e colaborar com essa ação de generosidade e amor é muito simples. E o melhor, não importa o tipo de cabelo. Pode ser encaracolado, liso, crespo, loiro, preto, ruivo, grisalho, com ou sem química. E os homens também podem participar dessa campanha.

Antes de fazer a doação é necessário seguir algumas recomendações. A primeira delas é que o cabelo precisa estar lavado e totalmente seco. Outra dica é prender os fios com um elástico antes do corte para ajudar a demarcar o tamanho. Só serão aceitas mechas com comprimento mínimo de 15 cm.

Após o corte, basta colocar a mecha no saco plástico do kit, preencher a etiqueta de identificação com os dados cadastrais e entregar no Poupatempo.

Todo o material arrecadado será encaminhado ao Fundo Social para ser transformado em perucas. Antes de serem doadas e implantadas nas pacientes, as mechas são devidamente tratadas e transformadas pelos cabeleireiros e auxiliares da Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar do Fussp. A ideia é fazer com que elas tenham as mesmas características do cabelo natural das pacientes.

Nos últimos três anos a Prodesp e o Poupatempo arrecadaram mais de três mil mechas de cabelo para doações ao Fussp. “É muito mais do que só uma questão estética. É uma questão de saúde e de bem-estar”, afirma a Diretora da Escola de Beleza do Fussp, Pietra Bertolazzi.