Porto de São Sebastião é referência ambiental no país

Companhia investiu na modernização da infraestrutura portuária; passou de 100 mil m² para 400 mil m² de área de operação

qui, 18/01/2018 - 17h29 | Do Portal do Governo

O Porto de São Sebastião é referência ambiental entre portos do Brasil. É o único do país a receber a ISO 14.001, pelo segundo ano consecutivo. Uma certificação internacional que classifica em 1º lugar, no ranking de Índice de Desempenho Ambiental Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Outros 29 portos brasileiros participaram da análise.

O porto de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, é estratégico para o Vale do Paraíba, e para o Estado. Isso porque é o único da região com potencial para escoamento das cargas produzidas no eixo do Vale do Paraíba e da Rodovia Dom Pedro, até o município de Campinas. O terminal público movimentou, em 2016, 476.276 mil toneladas de produtos. Foram muitos quilos de malte, cevada, chapas de aço, máquinas, equipamentos e veículos, entre outros.

Sua localização privilegiada, com dois acessos e águas profundas, e capacidade de operar cargas de alto valor agregado são diferenciais do porto. Vale lembrar que o local também sedia o Terminal Almirante Barroso (Tebar), que é voltado exclusivamente às cargas da Petrobrás.

Para atender a demanda, a Companhia Docas, que administra desde 2007, investiu na modernização da infraestrutura portuária. Passou de 100 mil m² para os atuais 400 mil m² operacionais. Em paralelo foi desenvolvida a área ambiental. Foram desenvolvidos mais de 10 programas de monitoramento da qualidade e educação ambiental, criado a Central de Armazenamento e Triagem de resíduos, implantado o Ceate – Centro de Atendimento às emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar e investido na capacitação e treinamentos dos funcionários.