Portal da USP oferece aulas gratuitas com professores da universidade

Qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo de ensino em vídeo, oferecido pela Universidade de São Paulo no Portal e-Aulas

qui, 27/07/2017 - 10h01 | Do Portal do Governo

Eleita pelo ranking 2017 da revista britânica Times Higher Education (THE) como a segunda melhor universidade da América Latina, atrás da Unicamp, a Universidade de São Paulo (USP) é o sonho de consumo de quem busca ensino de qualidade – no ano passado a USP ficou em primeiro lugar no mesmo ranking.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode ter acesso gratuito ao material oferecido pela USP no Portal e-Aulas, um serviço via web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo.

A iniciativa busca ampliar a disseminação pública do conhecimento, incentivando e apoiando os professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.

São mais de 1.362 horas de vídeos disponíveis no e-Aulas em diferentes níveis de ensino, como Graduação, Pós-graduação, Ensino Médio e Cultura e Extensão, nas áreas de Exatas (Astronomia, Ciências Exatas, Engenharia de Computação, Estatística, Física, Geociências e Educação Ambiental, Geofísica, Geologia, Matemática, Meteorologia, Oceanografia, Química, entre outras), Humanas (Administração, Arquitetura, Ciências Atuariais, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Saúde Pública) e Biológicas (Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia de Biossistemas, Esporte, Medicina e Ciências Médicas, Medicina Veterinária, Odontologia, Terapia Ocupacional).

O portal e-Aulas é atualmente gerenciado pelo Grupo de Mídias Digitais da Pró-reitoria de Graduação, sob a coordenação da Profª Regina de Melo Silveira, responsável pela implantação do sistema. Idealizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI), em 2015 foi integrado às ferramentas de ensino da Pró-Reitoria de Graduação.

O serviço é aberto a todos e não é necessário fazer parte da comunidade USP para ter acesso aos vídeos e demais conteúdos. Alunos e funcionários podem acessar informando seu número USP e senha para entrar no sistema. Já os usuários externos devem se cadastrar, gratuitamente, para ter acesso à facilidades como organização de playlists, ferramentas para anotação etc.

Para mais informações e acesso aos conteúdos, acesse o Portal e-Aulas USP.