Polícia Militar leva mais segurança ao interior com megaoperação

Interior Mais Seguro, ação que combate a criminalidade de maneira mais ostensiva em áreas rurais, já prendeu e apreendeu 897 pessoas

sáb, 31/08/2019 - 8h17 | Do Portal do Governo

Moradores das áreas rurais do Estado viram de perto, na última segunda-feira (26), mais uma megaoperação de combate à criminalidade, realizada pela Polícia Militar. A Operação Interior Mais Seguro chegou a sua quarta edição com um total de 897 prisões e apreensões, além do recolhimento de 550 quilos de drogas.

A iniciativa faz parte de um pacote de grandes operações deflagradas desde o dia 2 de janeiro deste ano, inclusive com integração de outros órgãos de Segurança, para reduzir ainda mais os índices criminais. Essas ações são realizadas tanto em áreas urbanas como rurais e envolvem inteligência e planejamento.

O resultado é visto por meio das estatísticas criminais. O interior, por exemplo, terminou o mês de julho com reduções de modalidades criminosas que preocupam, como homicídios e estupros. Além disso, houve queda nos roubos e furtos.

No caso da Operação Interior Mais Seguro, que teve início em maio, das prisões registradas, 353 foram de pessoas procuradas pela Justiça. Além disso, foram realizadas 91,8 mil abordagens e 70,3 mil vistorias em veículos, o que resultou na recuperação de 144 automóveis produtos de roubo ou furto e na autuação de 344 motoristas por consumo de álcool ou recusa ao teste do bafômetro. As atividades também permitiram retirar das ruas 66 armas ilegais.

Efetivo policial

Para as ações terem resultados, em cada edição foi empregada uma média de 14 mil policiais militares, 10 aeronaves e 6 mil viaturas, posicionados em locais estratégicos. O intuito das atividades, que vão continuar, é aumentar a presença ostensiva e, assim, sufocar possíveis ações de criminosos. Além disso, visa aproximar a polícia das comunidades rurais para o compartilhamento de informações que ajudem a melhorar a segurança local.

Essas operações são apenas uma das iniciativas do Governo de São Paulo na área da segurança. Juntas, as operações São Paulo, Rodovia e Interior mais Seguro já prenderam e/ou apreenderam 13.171 pessoas, retiraram das ruas 864 armas ilegais e apreenderam 14,7 toneladas de drogas.