Polícia Militar celebra formatura de 930 sargentos em curso superior tecnólogo

O curso de aperfeiçoamento na Escola Superior de Sargentos (ESSgt) é um dos requisitos para que os servidores possam subir de patente

sex, 17/08/2018 - 18h34 | Do Portal do Governo

Na manhã desta sexta-feira (17), a Polícia Militar do Estado de São Paulo celebrou a formatura de 930 sargentos no Curso Superior Tecnólogo em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. A cerimônia foi realizada no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, no bairro Santana, zona norte da capital.

Iniciado em setembro de 2017, com um total de 1.055 horas-aula, o curso na Escola Superior de Sargentos (ESSgt) foi concluído no dia 17 de agosto deste ano, por 871 homens e 59 mulheres, que já integravam a instituição. O curso de aperfeiçoamento é um dos requisitos para que eles possam subir de patente.

“Eu tenho dito que a farda que os senhores vestem, todos os dias, é uma extensão da bandeira de São Paulo. Ela tem que ser respeitada, como é respeitada a bandeira do maior Estado do nosso país. Para isso, é preciso que os senhores exerçam a função como têm feito até agora. Com disciplina, com ordem, com respeito. E daqui para frente, os senhores terão a tarefa de liderar, e isso exige generosidade, diálogo e, acima de tudo, pulso firme, e eu sei que foram bem capacitados para isso. Em nome dos 45 milhões de cidadãos que vivem no Estado de SP, eu cumprimento a todos pelo esforço”, disse o governador Márcio França.

Com nove meses de duração, o curso foi dividido em duas fases – ensino à distância e presencial. Dentre as disciplinas estudadas, estão Inteligência Policial, Doutrina de Polícia Comunitária e Ostensiva, Direito Penal e Legislação, Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos, entre outras.

Para ingressar no curso, entre outros requisitos, é preciso estar no posto de cabo ou sargento de 1ª classe e ser considerado apto em testes de saúde e físico, estar no efetivo exercício das funções, ter comportamento considerado, no mínimo, bom nos últimos dois anos e ter quatro semestres com conceito “dentro do esperado para o cargo”.

Paraninfo e patrono

O paraninfo da turma é o coronel Hamilton Alves da Rocha – pioneiro na cobertura de fatos jornalísticos com helicóptero para emissoras televisivas. Conhecido como “Comandante Hamilton”, destaca-se na cobertura de ocorrências policias, enfatizando o trabalho da corporação. Também já auxiliou no desenvolvimento de equipamentos utilizados para esse tipo de trabalho.

O patrono é o soldado Jadir dos Santos, que atuava no 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). Ele faleceu em 17 de maio de 2017, quando estava de folga e sofreu uma tentativa de assalto. Na ocasião, os criminosos o identificaram como policial – ele foi baleado e não resistiu.