Polícia Civil realiza operação contra comércio ilegal de peças de motos

16º edição da Desmonte acontece em um dos principais centros comerciais da capital paulista

qui, 30/01/2020 - 17h38 | Do Portal do Governo
DownloadPolícia Civil

Policiais do Deic (Departemento Estadual de Investigações Criminais) deflagaram na manha desta quinta-feira (30) a 16º fase da Operação Desmonte, que acontece em um dos principais centros de comércio de peças para motocicletas de São Paulo.

O alvo da ação é um esquema de fraude envolvendo motocicletas compradas como sucata e revendidas como veículos aptos a transitar. Segundo o delegado Alberto Pereira Matheus Júnior, titular da Divecar, o objetivo da ação é a apreensão de motos adquiridas em leilões de sucatas, que são mantidas para serem comercializadas.

“Essas motocicletas, por exigência de Leis federal e estadual, tem de ser desmontadas e suas peças cadastradas para serem revendidas. Mas acabam sendo vendidas e são reformadas quase sempre com peças de outros veículos cuja a procedência é ilícita”, explicou Matheus Júnior

A operação foi planejada pela Divecar (Divisão de Investigações sobre Roubo e Furto de Veículos e Cargas). No total 60 policiais especializados estão verificando a documentação de motos expostas pelos comerciantes a partir das ruas dos Guaianases, no centro de São Paulo.