Podcast Via SP: Estado é referência em pesquisas sobre câncer

Profissionais da área da saúde de São Paulo desenvolvem terapias para combater a doença e promover bem-estar aos pacientes

ter, 26/11/2019 - 9h29 | Do Portal do Governo

Por meio de investimentos no ambiente acadêmico, os profissionais do Estado de São Paulo têm avançado no desenvolvimento de tratamentos contra o câncer. Uma das pesquisas inovadoras foi realizada por médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo (USP), que obtiveram sucesso no desenvolvimento de uma terapia para o linfoma não hodgkin avançado.

O primeiro paciente que recebeu o tratamento teve regressão da doença em menos de trinta dias. Vamberto Luis de Castro, de 62 anos, já havia passado por todas as terapias possíveis.

O Via SP, podcast do Governo do Estado de São Paulo, aborda os avanços no segmento, com entrevistas de Renato Cunha, um dos médicos que desenvolveu a terapia CarT e pesquisador da USP, Dimas Covas, hematologista e coordenador do Centro de Terapia Celular do HC de Ribeirão Preto, Pedro Augusto, filho do paciente Vamberto Luis de Castro, Maria Del Pilar, diretora de Corpo Clínico do Instituto do Câncer de São Paulo, Priscila Rangel, gerente de Enfermagem dos setores de Quimioterapia e Radioterapia do Instituto do Câncer, e os pacientes do instituto Adilson José dos Santos e Paula Pereira de Jesus.

Tratamento

Ao podcast Via SP, Dimas Covas, hematologista e coordenador do Centro de Terapia Celular do HC de Ribeirão Preto, contou como Vamberto começou a realizar o tratamento no local.

“No fim do ano passado, já estávamos em condições de fazer os procedimentos em pacientes. Estudamos como isso poderia ser feito, através das recomendações de ética médica do nosso hospital. Tínhamos quatro pacientes e um era o Vamberto, que ficou sabendo, por meio da família, que estávamos fazendo esse tipo estudo. Desses quatro pacientes, ele foi o primeiro e os outros continuam as análises”, explica.

“Esse é um projeto que já está acontecendo há alguns anos. O Centro de Terapia Celular do HC de Ribeirão Preto é pioneiro na área há mais de dez anos”, pontua Renato Cunha, um dos médicos que desenvolveu a terapia CarT e pesquisador da USP, ao Via SP.

Segundo Pedro Augusto, filho de Vamberto Luis de Castro, o que aconteceu na vida do paciente e da família ainda é difícil de acreditar. “A situação ainda está surreal, pois saímos de uma condição de falta de esperança total para uma possibilidade real e muito próxima de cura”, revela.

DownloadDivulgação/FMRP/CTC

Referência

Na capital, o Instituto do Câncer de São Paulo se tornou referência em oncologia na América Latina, com pesquisa e atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) aliados ao tratamento humanizado que caracterizam a unidade.

“Uma característica muito interessante, e particular do Instituto do Câncer, é que todos os médicos estão envolvidos na pesquisa. Nós tratamos pessoas. O câncer interferirá de uma maneira muito importante na vida do paciente e do conjunto familiar”, salienta Maria Del Pilar, diretora de Corpo Clínico do Instituto do Câncer de São Paulo.