Pinacoteca de SP oferece 4 mil peças de acervo e atividades culturais

Não só nas férias, mas durante o ano inteiro, museu reúne trabalhos de grandes artistas brasileiros e exposições de arte do mundo todo

ter, 17/07/2018 - 13h41 | Do Portal do Governo

Quem pretende aproveitar o fim das férias em São Paulo precisa conhecer mais das atividades e atrações culturais da Pinacoteca do Estado.

O museu, administrado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, conta com cerca de 4 mil peças em seu acervo e reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva.

Além disso, o Museu também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

A Pinacoteca mantém um expressivo e variado acervo de arte brasileira, principalmente dos séculos 19 e 20, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias, objetos de arte decorativa e um seleto conjunto de imaginária do período colonial, capazes de fornecer um amplo panorama da arte nacional.

O prédio ocupado pela Pinacoteca foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, e hoje abriga em seus salões restaurados importantes exposições, como as de Rodin e Miró. O Pavilhão das Artes, localizado no Parque do Ibirapuera, também faz parte da Pinacoteca do Estado.