Petar: 61 anos de conservação natural no Vale do Ribeira

Parque tem ao menos 400 cavernas registradas e é um convite quer conhecer a beleza da região e práticas de preservação

dom, 12/05/2019 - 8h31 | Do Portal do Governo

Se você gosta de trilhas, conexão com a natureza e cavernas, sem dúvida, já ouviu falar no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). O local famoso entre os amantes de aventuras ao ar livre completa 61 anos de existência em 19 de maio. O Petar é um dos mais antigos parques do Estado de São Paulo.

Localizado entre os municípios de Iporanga e Apiaí, o parque é coberto por uma densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica, que já vale a visita. Mas o que desperta mais atenção são as cerca de 400 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

O Parque tem mais de 30 atrativos turísticos divididos em três núcleos: Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Entre cavernas, cachoeiras, árvores centenárias, patrimônios histórico-culturais e arqueológicos, os visitantes encontram uma incrível biodiversidade de fauna e flora. Além ainda das diferentes trilhas para todas as idades.

A maioria dos atrativos do Petar exige, obrigatoriamente, o acompanhamento de um monitor ambiental cadastrado no parque. Consulte as normas de visitação, os atrativos autoguiados disponíveis e os horários para a realização das atividades antes de programar sua visita. Neste link há mais informações.