Pérola Byington celebra aniversário do ‘Projeto Colorir’, de pigmentação de mama

Hospital referência em saúde da mulher mantém a iniciativa em parceria com o Instituto Vencer o Câncer

qua, 17/10/2018 - 16h24 | Do Portal do Governo

 

O Projeto Colorir, parceria entre o Hospital Estadual Pérola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher, e o Instituto Vencer o Câncer, comemora um ano de existência na próxima quinta-feira, dia 18 de outubro. A iniciativa realiza gratuitamente um procedimento para a reconstrução da aparência da aréola da mama, denominado dermopigmentação paramédica.

Na quinta (18), a partir das 14h, mais de quinze pacientes já atendidas com o ‘Colorir’ estarão reunidas num coquetel para celebrar o aniversário do projeto, no Ambulatório de Especialidades, localizado no 4º andar do hospital. O endereço é Rua Santo Antônio, 630, Bela Vista – região central da capital.

O projeto já realizou o procedimento em 70 pacientes do Pérola Byington, colaborando com a recuperação das mulheres com câncer que passaram pelos procedimentos de mastectomia (cirurgia de retirada da mama) e reconstrução mamária. “O Projeto Colorir ajuda mulheres acometidas pelo câncer de mama, que já realizaram a mastectomia, a recuperarem sua confiança e a autoestima após esse momento difícil em suas vidas”, explica o diretor do Pérola Byington, Luiz Gebrim.

A dermopigmentação paramédica cria uma nova aréola nos seios das pacientes, além de recobrir as cicatrizes indesejáveis deixadas pelas cirurgias. As pacientes passam por avaliação médica e cada caso é analisado individualmente para evitar riscos indesejáveis à saúde da mulher.

O SUS paulista oferece procedimentos de mastectomia e reconstrução mamária (com implante de prótese) por meio de serviços de referência, a exemplo do Pérola Byington. Ambos os procedimentos são realizados somente mediante prescrição médica, no momento adequado para a paciente.

Prevenção contra o câncer de mama

Desde 2013, o Estado de São Paulo conta com o programa “Mulheres de Peito”, focado na prevenção contra o câncer de mama por meio do rastreamento com a realização de mamografias. O programa conta com quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços sem necessidade de pedido médico. Além disso, disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000) no mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.