Paulistas comemoram o Aniversário de São Paulo nos museus da cidade

Secretário Sérgio Sá Leitão prestigiou a programação; público conta como aproveitou a data

sáb, 26/01/2019 - 11h00 | Do Portal do Governo
Sérgio Sá Leitão visita a Pinacoteca no Aniversário de São Paulo
Sérgio Sá Leitão visita a Pinacoteca no Aniversário de São Paulo

O Aniversário de São Paulo foi comemorado com muita cultura, diversão e arte nas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. A programação, totalmente gratuita e especialmente preparada para a data, reuniu os paulistas em bate-papos, exposições, brincadeiras, shows e oficinas pela cidade.

Confira como foram as atrações e depoimentos dos participantes sobre a festa:

O dia começou com café da manhã e roda de conversa sobre a relação do poeta Haroldo de Campos e o romance Macunaíma, de Mário de Andrade, na primeira etapa do “Encontro Peripatético”, na Casa das Rosas. O público interagiu e aproveitou para conhecer as exposições em cartaz. De lá, partiram para a Casa Guilherme de Almeida, para a exibição de documentário sobre a importância da cidade na poética de Haroldo de Campos e visita ao acervo do museu, que evidencia a paixão de Guilherme de Almeida pela metrópole. Na terceira e última parte do Encontro, a Casa Mário de Andrade recebeu os participantes para uma palestra sobre a atuação de Mário de Andrade e Guilherme de Almeida como críticos de cinema.

As primas Melissa Castilho e Aline Castilho participaram da atividade e aprovaram a ação. “Estamos encantadas com o evento que foi organizado para os paulistanos no dia de hoje. São Paulo é uma cidade muito acolhedora e diversa, que oferece diversos programas culturais maravilhosos. Fomos muito bem recebidas e queremos agradecer por esse movimento realizado para nós, paulistanos”, disse Melissa.

À noite, das 20h à meia-noite, a Casa das Rosas foi iluminada com vídeo mapping, uma projeção de luzes em homenagem à cidade. Com a presença do secretário, o público viu, na fachada do museu, imagens de lugares icônicos da cidade.

Video mapping na Casa das Rosas em homenagem ao aniversário de São Paulo.
Video mapping na Casa das Rosas em homenagem ao aniversário de São Paulo.

Sérgio Sá Leitão começou a manhã visitando a Pinacoteca, onde aconteceram atividades para todos os públicos, com food trucks, exposições, jogos, visita educativa e show da cantora Zezé Motta. O secretário aproveitou para prestigiar as mostras em cartaz, conhecer o novo auditório e conversar com Paulo Vicelli, diretor da Pinacoteca, sobre planos para o futuro da instituição. “Fiquei feliz hoje em ver que a população aderiu a esse presente e fez até fila para entrar nos museus. Estão desfrutando da cidade e este é um dos nosso grandes objetivos. Queremos cada vez mais melhorar a oferta e o acesso à cultura. Opções não faltam”, disse Sérgio durante a visita.

O secretário seguiu para os espaços do Museu de Arte Sacra, onde foram inauguradas duas exposições: “Adágio”, na sala MAS, localizada na estação Tiradentes do metrô, e “O Sagrado na Arte Moderna”, no museu. Em “Adágio”, a arquiteta Cintia Ema Padovan revestiu a sala com aço corten e o artista Allann Seabra executou o trabalho, com esculturas e um site specific, que abordam questões da memória, da infância e do tempo. A curadora Bianca Boeckel explicou: “A formação acadêmica do Allan é piano clássico erudito, por isso quisemos dar um tom musical à exposição. Aproveitamos a maleabilidade do aço corten e o ritmo que o próprio aço possui para associar com a música, por isso o nome “Adágio”. Trouxemos também a memória afetiva de infância dele, que cresceu dentro da fábrica de família, familiarizado com o aço corten e a ressignificação do material, que era uma sucata que seria descartada, e virou arte”. Quem visitou o museu também pôde conhecer uma nova mostra: “O Sagrado na Arte Moderna”, com obras de artistas modernos – como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Candido Portinari -, populares – entre eles José Antônio da Silva, Agostinho Batista de Freitas e Antônio Poteiro – e contemporâneos – como Alex Flemming, Nelson Leirner e Oskar Metsavaht – que fazem alusão à fé e à religião, de modo claro e explícito ou por meio de metáforas.

Sérgio Sá Leitão, José Carlos Marçal de Barros e Bianca Boeckel na exposição “O-Sagrado na Arte Moderna” no Museu de Arte Sacra.
Sérgio Sá Leitão, José Carlos Marçal de Barros e Bianca Boeckel na exposição “O-Sagrado na Arte Moderna” no Museu de Arte Sacra.

O carnaval começou mais cedo no Museu da Imagem e do Som – MIS: o bloco infantil Gente Miúda puxou o evento de pré-carnaval pela manhã, com muitas crianças e adultos na plateia. Até meia-noite, três blocos animaram a festa. As famílias aproveitaram as oficinas de maquiagem, adereços de cabeça e máscaras. Os visitantes também puderam visitar gratuitamente a megaexposição “Quadrinhos”, sobre a história das HQs no Brasil e no mundo. O secretário esteve na celebração e ficou impressionado com o museu, que reuniu público recorde na exposição.

No Museu da Imigração, a manhã começou com homenagem à cidade de São Paulo e sua arquitetura, na oficina sobre fotografia, patrimônio e urbanismo, ministrada por Claudia Ferreira Chedid, que convidou os participantes a fotografarem os espaços do museu. À tarde, foi exibido o filme “EntreVilas”, sobre o cotidiano de vilas e as lutas operárias que marcaram a trajetória industrial de São Paulo, seguida de roda de conversa e visita à exposição “Sinta-se em Casa”.

Evento “EntreVilas” no Museu da Imigração | Foto: Mariana Kimie Nito
Evento “EntreVilas” no Museu da Imigração | Foto: Mariana Kimie Nito

Brincadeiras, mágicas, ciências, biologia, trabalhos manuais e tecnologia fizeram parte da comemoração no Catavento. Teve ilusionismo, química e física no “Espetáculo de Mágicas”, confecção das bonecas “Abayomi” consideradas amuletos pela cultura africana, oficina para aprender a criar vídeos para o Youtube, workshop de slime e lettering, a experiência “Venturion”, com uma aventura imersiva em realidade virtual 4D, que levou crianças e adultos a um templo repleto de mistérios, e o “Espaço Drone”, que mostrou o funcionamento de um drone e os conceitos de física e engenharia envolvidos no seu funcionamento.

A exposição “Clássico é Clássico e Vice-Versa” foi sucesso de público no Museu do Futebol, assim como a tradicional “Férias no Museu”, que promoveu brincadeiras clássicas, como futebol de rua, amarelinha e futebol de botão, para crianças e adultos. A novidade ficou por conta das atrações típicas de inverno adaptadas para o verão: versões tropicais do street curling e passeio virtual por um trenó de gelo, o bobsled. À noite, uma visita temática especial pelo museu, com a cidade de São Paulo como tema, homenageou a data. “Aproveitei o Museu do Futebol, gratuito, no Aniversário de São Paulo. Gostei do futebol virtual e do futebol de botão, me diverti muito. Parabéns pra São Paulo!”, comemora o visitante Antônio Pinheiro.

No fim da tarde, o secretário Sérgio Sá Leitão prestigiou o corpo de baile do Theatro Municipal de São Paulo, onde se encontrou com o secretário Municipal de Cultura Alê Youssef e o diretor do Balé da Cidade Ismael Ivo, que agradeceram sua presença e anunciaram tempos de parceria entre estado e município.

Participou da programação do Aniversário de São Paulo nos museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa? Poste suas fotos usando as hashtags #VivaSãoPaulo #VivaSP e #VivaCultura