Parque do Ibirapuera recebe exposição “Modos de ver o Brasil”

Público poderá conferir cerca de oitocentas peças de um acervo de 15 mil do Itaú Cultural, que comemora 30 anos

ter, 23/05/2017 - 23h39 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou, na noite desta terça-feira (23), na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, da inauguração da exposição “Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos”. O evento celebra os 30 anos de atividades do Itaú Cultural e exibe cerca de oitocentas peças de um acervo de 15 mil obras do Banco Itaú.

Em cartaz até o dia 13 de agosto na Oca, a mostra tem curadoria de Paulo Herkenhoff, em colaboração com Thais Rivitti e Leno Veras, e ocupa os 10 mil metros quadrados do espaço. “É importante para o país ter boas instituições culturais, instituições sólidas, e o Itaú Cultural é, e é também um patrimônio do Brasil”, disse Alckmin.

Entre as obras expostas, estão a tela “Povoado numa planície arborizada”, do pintor holandês Frans Post (1612-1680), e raridades como os mapas do século XVII: “Jodocus Hondius: AmericaSeptentrionalis” (1613) e “Henricus Hondius: Accuratissima Brasiliae Tabula” (1630).

As peças foram organizadas em 20 núcleos espalhados pelos quatro andares do edifício, projetado pelo renomado Oscar Niemeyer. Cada piso tem uma organização temática por período: no térreo estão “São Paulo” e “De memória e matéria”; no subsolo fica “Da numismática à cibernética”; no primeiro andar, “Expressão e racionalidade”; e no segundo andar, “Uma invenção simbólica do Brasil: África e barroco”.

Entre as atrações está uma escultura de mais de cinco metros de altura, de Ascânio MMM, que chegou a ser dada como irrecuperável e foi reconstruída para a ocasião. Obras antigas estão lado a lado com peças contemporâneas, de artistas como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Vik Muniz, Berna Reale, Jaime Lauriano, Ayrson Heráclito e Eder Oliveira.