Padaria Artesanal do Fussesp: fornadas de sabores

Quase cem mil pessoas foram capacitadas desde 2011 e aprenderam a fazer 10 tipos de pães; inscrições podem ser feitas pelo telefone

qua, 21/02/2018 - 13h05 | Do Portal do Governo

Resgate à tradição, sabor e, quiçá, lucrativid­­­­­ade à mesa. Essas são as propostas do curso de Padaria Artesanal, um projeto voltado para pessoas de baixa renda do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.

Desde 2011 até agora, quase 100 mil pessoas participaram das aulas. A dona de casa Elisangela Saraiva é uma delas. “Vim de longe só pra fazer este curso”, conta a moradora da cidade de Campinas. “Estou desempregada há dois anos e comecei a pegar algumas receitas, fazer e revender para alguns conhecidos pra ganhar um dinheirinho. Estava tão ansiosa pelo curso que nem dormi de ontem pra hoje”, disse.

Agora, Elisangela não vê a hora de começar a revender os diferentes tipos de pães que aprendeu a fazer ao longo de um dia de curso: “Quero voltar pra minha cidade, comprar meus ingredientes e por a mão na massa.”

Durante a aula, as alunas aprendem como fazer 10 tipos de pães diferentes, desde o pão tradicional até um pão trançado de maçã. E não é só isso, são repassados também os cuidados com a higienização durante a produção, manuseio e conservação.

“Hoje foi uma experiência fantástica. Não cheguei aqui com a ideia de comercializar, queria só economizar no meu orçamento deixando de comprar pão francês todos os dias. Mas depois da aula teórica, descobri que posso fazer uma massa e, se render muito, congelar. Depois é só descongelar e sovar mais um pouquinho que posso ter pão fresco novamente”, disse a aluna Roseli Leite Barbosa. “Além de economizar, estou pensando em um investimento também”.

Para a socióloga aposentada Beatriz Labaki, o curso foi uma experiência nova. “São todas mulheres com algum conhecimento nessa área de culinária, então a gente acaba pescando muito conhecimento uma da outra”, contou. “Tenho família grande e esse tipo de coisa serve bastante pra gente variar os cardápios nas reuniões de fim de semana”, comemora.

Negócio para o futuro

Na turma de quase 30 mulheres na unidade do Palácio dos Bandeirantes, a dona de casa Rosemeire Moraes Maganha procurou o curso para alcançar uma meta. “Minha amiga tem um café aqui na capital e eu vim aprender mais sobre pães porque planejamos trabalhar juntas”, explica. “Acho incrível a ideia do curso porque nem todo mundo que vem tem como pagar e aqui o aluno não precisa se preocupar com nada”, afirma.

Sobre o curso

Criado pelo Fundo Social de Solidariedade, o curso tem como objetivo capacitar alunos para a produção de 10 tipos de pães, além de receberem noções de ética, higiene e cidadania.

O programa ainda forma agentes multiplicadores por meio da capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas.

O projeto está presente em três unidades próprias do Fundo Social, além das instaladas nos municípios através de convênios com as prefeituras. Os cursos têm duração de um dia, com carga horária de 8 horas, e são realizados de terça a quinta-feira, na Unidade Palácio dos Bandeirantes e no Parque da Água Branca.

Para informações sobre inscrições, entre em contato no (011) 2193-8446 ou 8969 – há fila de espera.