Padaria artesanal em casa: aprenda a fazer pães caseiros

Secretaria de Agricultura e Abastecimento disponibiliza manual para os interessados, que pode ajudar até na obtenção de renda extra

qua, 14/08/2019 - 14h28 | Do Portal do Governo

Você sabia que fazer pão não é tão difícil quanto parece? A dona de casa Irene Marques conta que, sempre que possível, faz pães caseiros para os netos. “Aqui todo mundo ama quando sai quentinho. É uma forma de cozinharmos juntos algo gostoso e nutritivo”, explica.

Para ajudar quem também quer fazer o próprio pão e até mesmo conseguir uma renda extra, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo conta com o Manual de Pães Caseiros, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans).

De acordo com a nutricionista Katlly Evillim, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), com utensílios básicos de uma cozinha caseira é possível fazer pães e deixá-los mais saudáveis, nutritivos e econômicos: “Adicionando farinhas integrais, farelos e sementes, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, o pão fica mais saudável e nutritivo.”

Evillim também revela a forma de criar diferentes tipos de pães, para as mais diversas ocasiões, e acrescenta que “frutas, legumes e verduras também podem ser incluídos nas receitas, enriquecendo nutricionalmente sua preparação”.

Para evitar o excesso de sal no pão, o sal refinado pode ser substituído por ervas, diminuindo a quantidade de sódio. Referente a pães doces, o açúcar refinado pode ser substituído por açúcar mascavo ou demerara, que são mais nutritivos e contêm mais vitaminas e minerais. Para os diabéticos, o açúcar pode ser substituído por adoçante de uso culinário.

Outra dica importante é aproveitar a água de cozimento de legumes e frutas, que pode ser adicionada na massa do pão, garantindo o aproveitamento integral dos nutrientes. Para deixar o pão caseiro mais macio, a dica é sovar bastante a massa.

Depois da sova, as massas precisam descansar para que o fermento haja, fazendo com que o pão cresça e fique com uma textura mais fofa. Uma forma de verificar se o fermento já completou a sua ação e a massa já está pronta para ser recheada e modelada, é observar se ficou maior desde que colocada em descanso. Caso sim, o pão já pode ser finalizado e assado.