Outubro Rosa: Instituto do Câncer promove ‘Encontro da Autoestima’ nesta sexta-feira

Consultora de estilo dará dicas a pacientes em tratamento contra câncer de mama; elas vão participar de um ensaio fotográfico

qui, 24/10/2019 - 17h39 | Do Portal do Governo

Parte importante do tratamento contra o câncer de mama é abordar a confiança e autoestima das pacientes. Nesta sexta-feira (25), às 14h, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo promove um “Encontro da Autoestima”, ação de valorização a mulheres que estão enfrentando a doença. O evento faz parte da Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização para a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

A consultora de moda e estilo Danielle Ferraz abraça levará a sua experiência a essas mulheres com dicas de beleza e estilo. Após a apresentação, as pacientes ganharão uma superprodução com maquiagem, roupas e bijuterias para compor o visual, e passarão por um ensaio fotográfico profissional.

Ao todo, 70 mulheres que realizam atendimento ambulatorial no Instituto foram convidadas para este encontro, que terá ainda uma palestra com a equipe de psicologia do hospital. O Instituto ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP.

“Nossa ideia é abordar questões de feminilidade nesse processo de transformação e mudanças que é o tratamento do câncer de mama. O objetivo é ressaltar a importância do autocuidado e o reconhecimento da identidade de cada uma delas. Os cuidados estéticos podem ser a ponte para auxiliar no resgate da autoestima e autoconfiança para além do adoecimento”, afirma a psicóloga do Serviço de Psicologia Hospitalar do Instituto do Câncer de São Paulo, Juliana Ono Tonaki.

Do ponto de vista do cuidado humanizado, a ação é momento que pode ajudar as mulheres em tratamento. “É um simbolismo para dizer que há vida além do câncer. Queremos que seja um momento alegre, que ajude a elevar o ânimo das pacientes e inspirá-las a se olharem além da doença”, afirma a coordenadora de Humanização do Instituto do Câncer de São Paulo, Maria Helena Sponton.

Durante o evento as pacientes também receberão lenços doados pela estilista Patricia Bonaldi e bijuterias cedidas pela marca Claudia Arbex.