Outubro Rosa: ação distribui perucas a pacientes de câncer em tratamento

Parceria da Secretaria de Estado da Saúde com organizações não governamentais utiliza unidade móvel que percorrer hospitais

qua, 18/10/2017 - 8h31 | Do Portal do Governo

Uma atividade do programa Outubro Rosa está distribuindo perucas para pacientes com câncer que estão fazendo tratamento de quimioterapia em hospitais estaduais. A iniciativa faz parte de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Sociedade Assistencial Bandeirantes (Instituto Sab) e a organização não governamental Cabelegria.

Vão ser doadas 500  perucas a pacientes com câncer em tratamento em serviços de saúde vinculados à Secretaria. Um veículo móvel equipado com salão de beleza que está percorrendo diversos hospitais. A ação que está se desenvolvendo desde setembro deste ano prossegue até novembro.

O “Banco de Perucas Móvel” também está recolhendo doações de cabelo. Como não é possível fazer o corte da cabelo no veículo, o doador deve doar as mechas de cabelo com 20 cm de cumprimento, no mínimo. O cabelo deve estar seco. São aceitas doações também de fios com química e coloração.

As mechas devem ser presas por elástico e acondicionadas em sacos plásticos. Os doadores também pode enviar as doações pelo correio para a ONG Cabelegria, Caixa Postal 75207, São Paulo, SP, Cep.: 02415-972, utilizando o mesmo procedimentos e enviando as colaborações em envelope ou caixa.

As perucas são doadas para os pacientes que passam por tratamento quimioterapia, estando ou não internados. Os pacientes em atendimento ambulatorial em serviços públicos de saúde interessados devem apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), laudo médico atualizado com validade de até cinco meses, RG e comprovante de tratamento, como a agenda das sessões de quimioterapia, por exemplo.

Programação da unidade móvel

16 a 21/10 – Hospital Luzia de Pinho Mello
Local: Rua Manoel de Oliveira, s/n, Vila Mogilar – Mogi das Cruzes
23 a 31/10 – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)
Local: Rua Galeno de Almeida, 148, Pinheiros, São Paulo
6 a 10/11 – Hospital Estadual Mário Covas
Local: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso, Santo André
13 a 15/11 – Hospital Estadual de Bauru
Local; Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 1-100, Núcleo Presidente Geisel, Bauru
16 a 17/11 – Hospital das Clínicas de Botucatu
Local: Distrito de Rubião Júnior, s/nº, Botucatu