Em Osasco, Alckmin entrega Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso

Prédio com 8 mil m², por onde vão circular 350 veículos por mês, de 52 linhas de ônibus, faz parte do Corredor Itapevi-São Paulo

qua, 16/08/2017 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos de São Paulo), entregue à População nesta quarta-feira (16), em Osasco, Zona Oeste da Região da Grande São Paulo, serve a 52 linhas de ônibus, 40 metropolitanas e 12 municipais. A edificação por onde vão circular 250 mil passageiros em média por mês, faz parte do Corredor Itapevi-São Paulo e está localizada na Avenida dos Autonomista, 7.130.

O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia de entrega da obra e falou sobre a sua importância. “Estamos avançando para ter o melhor corredor metropolitano Itapevi-Jandira-Carapicuíba-Osasco-São Paulo. Este grande terminal receberá 52 linhas de ônibus, 350 veículos ao todo, integrados ao viário do município e à Linha 8-Diamante, da CPTM. A pessoa com deficiência terá toda a acessibilidade, com quatro escadas rolantes, quatro elevadores e seis plataformas. Foram investidos R$ 29 milhões”, afirmou.

Na mesma ocasião, o governador autorizou a publicação de editais para contratação de obras nos trechos Jandira-Carapicuíba e Carapicuíba-Km 21 do Corredor Itapevi-São Paulo. O Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso tem 8 mil m² de área e seis plataformas. Além das 40 linhas de ônibus metropolitanas, o terminal vai receber nove linhas municipais de Carapicuíba e três de Osasco.

Junto com o terminal, foi entregue uma passarela para facilitar o acesso à estação General Miguel Costa, da linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A integração tarifária das linhas metropolitanas de ônibus com o trem é feita por meio do cartão BOM, que proporciona um desconto de R$ 1,50 no valor das duas tarifas.

Mais obras
As obras prosseguem no corredor Itapevi-São Paulo, com a previsão de entrega, em junho de 2018, de mais um trecho de 5 quilômetros entre Itapevi e Jandira. Um segundo trecho de 8,8 quilômetros vai ser construído entre Jandira e Carapicuíba. O edital com essa finalidade foi autorizado  pelo governador nesta quarta-feira e vai ser publicado até o final do mês. A obra com previsão de início até o final do ano, inclui o Terminal Carapicuíba, uma estação de transferência e nove estações de embarque e desembarque.

Um terceiro trecho está em construção e vai de Carapicuíba ao Terminal Luiz Bortolosso, com 2,2 km de extensão, duas estações de embarque e um terminal. Já está com 65%  das obras concluídas. O quatro e último trecho das obras é a ligação do Terminal Luiz Bortolosso à Vila Yara, com 7,6 km de extensão, que inclui um terminal de integração na Vila Yara e dez estações de embarque, cujo projeto básico e executivo já está concluído.

Locais servidos pelas linhas metropolitanas que operam no Terminal Luiz Bortolosso: 

  • Capital: Barra Funda, Jardim João 23, Lapa, Metrô Butantã, Pinheiros, Hospital das Clínicas, Rio Pequeno, Rodovia Raposo Tavares km 17,8
  • Osasco: Centro, Jardim Santo Antônio, Jardim Veloso, Terminal Santa Maria, Vila Yara, Vila Yolanda
  • Barueri: Alphaville/Bradesco, Alphaville 2, Jardim do Líbano, Parque Viana, Vale do Sol
  • Carapicuíba: Cohab 1, Cohab 5, Cidade Ariston, Jd. Novo Horizonte, Parque Jandaia, Vila Dirce
  • Cotia: Terminal Metropolitano
  • Itapevi: Centro, Cohab, Cohab/Jd. Paulista, Vila Gioia
  • Jandira: Jd. N. S. de Fátima
  • Santana de Parnaíba: Alphaville 10, Res. Tamboré 3
  • Pirapora Bom Jesus: Jardim Bom Jesus

.