Unicamp vai gerir novo Hospital Regional de Piracicaba

Atendimento deve começar em março de 2018; estimativa é que 18,6 mil pessoas passem pelas consultas ambulatoriais no ano que vem

sex, 24/11/2017 - 17h24 | Do Portal do Governo

Um importante acordo acaba de ser firmado em São Paulo entre a Secretaria de Saúde e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para a gestão do novo Hospital Regional de Piracicaba. Este convênio vai beneficiar não somente os moradores de Piracicaba, mas de toda a região. A previsão é que o hospital inicie o atendimento já em março do ano que vem e a ativação será gradativa.

O Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 32 milhões, considerando recursos já empregados em obras e destinados a compra de equipamentos e mobiliário, que estão em fase de aquisição. O hospital será custeado integralmente com recursos do Tesouro estadual e receberá R$ 35,8 milhões de custeio no seu primeiro ano de funcionamento.

“A prefeitura fez o prédio e nós ajudamos também na construção”, disse o governador Geraldo Alckmin. “Assinamos com o contrato de gestão com a Unicamp que é a campeã, uma das melhores OS [Organização Social ] do Brasil”, disse Alckmin. “Será 100% SUS, atendimento de média e alta complexidade”, completou.

O novo Hospital Regional de Piracicaba terá 138 leitos, dos quais 84 de internação, 20 de UTI adulto, 27 de cuidados mínimos, 7 de Hospital-Dia, além de 10 salas cirúrgicas e o centro de diagnóstico por imagem. A área total construída é superior a 18,7 mil metros quadrados. Inicialmente, entrarão em funcionamento 60 leitos – 30 cirúrgicos, 20 clínicos e 10 de UTI adulto – e quatro salas cirúrgicas, e os atendimentos ambulatoriais.

Em 2018, a estimativa é que o hospital realize mais de 18,6 mil consultas ambulatoriais médicas e não médicas, 11,7 mil exames, 3,3 mil cirurgias e 2 mil internações. O pronto-socorro será referenciado, com uma previsão de aproximadamente 300 atendimentos a urgências para intercorrência de pacientes atendidos previamente pelo serviço.

“Esse convênio com a Unicamp assegura qualidade e experiência na gestão do Hospital Regional de Piracicaba, um novo serviço que ampliará o atendimento SUS na região”, destacou o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip. O convênio tem vigência inicial de cinco anos, com possibilidade de renovação.