Com troca de experiências, ‘Time do Emprego’ orienta paulistas na busca por trabalho

O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes

qua, 19/09/2018 - 16h20 | Do Portal do Governo

Os cidadãos do Estado de SP podem contar com o programa Time do Emprego na busca de uma colocação no mercado de trabalho. O programa orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. Ele tem como diferencial a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade.

A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos de idade, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Eles se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante quatro horas.

Durante 12 encontros, os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

“Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explica a coordenadora do programa, Sandra Império.

Criação

O programa foi criado pela Secretaria do Trabalho de São Paulo e, desde 2001, mais de 70 mil participantes já passaram pelos encontros, com aproveitamento de 40% do total de atendimentos.

A coordenação é feita pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), vinculada ao governo estadual.

Como participar

Os interessados em fazer parte do programa Time do Emprego devem procurar a unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em sua cidade, munidos de CPF, RG, CTPS e número do PIS (se tiver).

Para obter mais informações e tirar dúvidas, acesse o site http://www.timedoemprego.sp.gov.br/ ou entre em contato pelo e-mail timedoemprego@emprego.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3241-7204/7209/7236.