Quase 4 milhões de alunos voltarão às aulas com ‘intensivão’

Secretaria de Estado da Educação também organizará atividades de acolhimento com objetivo de integrar estudantes, gestores e família

ter, 31/01/2017 - 10h07 | Do Portal do Governo

No dia 2 de fevereiro mais de 3,7 milhões de alunos retornam às escolas da rede estadual de ensino. Este é o início do novo ano letivo e a Secretaria da Educação já planeja uma lista de ações para o primeiro mês de aulas. A principal é um ‘intensivão’ de reforço para todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em sala os professores vão lecionar Português e Matemática sobre assuntos que precisam ser desenvolvidos ou ampliados.

Para condução das atividades de recuperação, as unidades foram orientadas ainda em dezembro a elaborar um plano de ação. Gestoras se debruçaram nos resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP) e detectaram os pontos mais críticos para os estudantes.

A Secretaria, por sua vez, foi responsável por elaborar o material a ser utilizado de acordo com a realidade de cada escola. O método também é válido a educadores de outras disciplinas.

Reforço continuado
Além do “intensivão” em fevereiro, a Secretaria definiu outras estratégias para o reforço de conteúdo ao longo do ano letivo. Está prevista a utilização de parte das aulas regulares para a aplicação de uma nova abordagem pedagógica e exercícios aos alunos. Os educadores também devem reunir a classe em grupos formativos ou estações rotacionais. Outra opção é a recomposição de turmas de acordo com a habilidade dos estudantes.

Boas-vindas com acolhimento
Outra novidade neste início letivo é a ampliação do ‘acolhimento’ a todas as 5 mil unidades. A ação de boas-vindas é tradicional nas unidades de tempo integral. Assim, ação resgata a integração entre estudantes, gestores e família. Os novatos na escola têm a chance de conhecer os espaços e o funcionamento da unidade. A série tem sequência de dinâmicas, e muitas elaboradas com ajuda dos próprios alunos. Entre elas, roda de conversa e a construção de uma “árvore dos desejos” com sugestões do que esperam do novo ano.