Instituto de Psiquiatria do HC abre vagas para pacientes voluntários

Profissionais de diversos grupos de pesquisa oferecem serviços na capital paulista para tratar mais de 20 situações

sex, 07/04/2017 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo está com inscrições abertas para 200 vagas voltadas ao tratamento de pacientes voluntários em diversos grupos de pesquisa. A participação no projeto é gratuita e inclui medicações, exames laboratoriais e de imagem.

O programa envolve profissionais que analisam mais de 20 ocorrências, como, por exemplo, autismo, dependência tecnológica, depressão, epilepsia e transtornos emocionais, entre outros. Confira, abaixo, a relação dos serviços oferecidos e como fazer inscrição para participar da triagem. Ao realizar o cadastro, o interessado deve informar o nome completo do paciente que deseja ser voluntário (ou do responsável, se for menor de idade), a data de nascimento, telefone e o motivo da procura pelo atendimento.

Para esclarecer dúvidas, os interessados devem fazer o contato apenas com a equipe que estuda a situação específica. Os tratamentos serão realizados no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, localizado na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, na capital paulista (próximo à estação Clínicas, do Metrô).

Conheça abaixo o público-alvo de cada grupo de pesquisa:

Anorexia – Adolescentes de 12 a 17 anos com diagnóstico de anorexia nervosa ou que tenham apresentado perda de peso em curto período de tempo, acompanhado de medo intenso de engordar. Inscrições pelo e-mail protad.hc@uol.com.br.

Autismo – Meninas de 4 a 16 anos e 11 meses, com diagnóstico de autismo, residentes em São Paulo. Será avaliada a eficácia de medicamento na redução dos prejuízos na área da interação social. Inscrições pelo e-mail debzambori@gmail.com.

Automutilação – Voluntários com mais de 18 anos que apresentem comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo, tais como cortar a própria pele e bater em si mesmo. Informações para triagem pelo telefone (11) 2661-7805 ou pelo e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Bulimia – Adolescentes de até 17 anos com bulimia nervosa. Os pacientes receberão atendimento psiquiátrico, nutricional e psicológico. Inscrições pelo e-mail protad.hc@uol.com.br.

Ciúme patológico – Maiores de 18 anos que percebam que o ciúme prejudica o relacionamento amoroso de alguma forma, sendo motivo de brigas ou discussões. Informações pelo telefone (11) 2661-7805 ou pelo e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Cleptomania – Transtorno caracterizado pelo furto impulsivo de objetos desnecessários, geralmente para uso pessoal e de baixo valor monetário. O tratamento oferecido é individual e inclui psicoterapia. Informações e inscrições pelo telefone (11) 2661-7805 ou pelo e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Compra compulsiva (Oniomania) – Pessoas de 21 a 60 anos que apresentem comportamento repetitivo de gastar descontroladamente. Os pacientes também podem apresentar outros transtornos associados, como ansiedade e depressão. Inscrições pelo telefone (11) 2661 7805 ou por meio do site www.amiti.com.br.

Compulsão alimentar – Mulheres de 18 a 60 anos que tenham realizado cirurgia bariátrica para perda de peso há mais de dois anos, mas que mantenham o Índice de Massa Corporal superior a 30kg/m² e apresentem episódios de compulsão alimentar. Informações para triagem pelo e-mail ambulim.ipq@hc.fm.usp.br.

Crianças pré-escolares com medos noturnos – Crianças de 4 a 6 anos que apresentem medos noturnos intensos, acompanhados de dificuldades para dormirem sozinhas. Os responsáveis podem se inscrever pelos e-mails renatha.rafihi@hc.fm.usp.br ou sandra.quero@casamagica.net.br.

Dependência tecnológica – Maiores de 18 anos que apresentem dependência de internet, jogos on-line e celular. O tratamento inclui psicoterapia e medicamentos. Inscrições pelo telefone (11) 2661-7805 ou pelo e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Depressão – Homens e mulheres acima de 60 anos, que estejam em tratamento com antidepressivo há seis meses, no mínimo, e que ainda não tenham apresentado melhora. Informações pelo e-mail projeto.depressao.idosos@gmail.com ou pelo telefone (11) 2661-6973.

Epilepsia – Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos com diagnóstico de epilepsia rolândica, ou adolescentes e adultos de 16 a 55 anos com epilepsia mioclônica juvenil. Informações e inscrições pelo site www.epilepsiahc.org.

Esquizofrenia – Pessoas de 18 a 60 anos, com diagnóstico de esquizofrenia, para uma nova abordagem terapêutica que mostra eficácia no controle de sintomas chamados negativos. Informações pelo e-mail pesquisa.esquizofrenia@gmail.com.

Estresse pós-traumático – Voluntários de 18 a 65 anos que tenham vivenciado eventos traumáticos em qualquer momento da vida e que ainda se encontrem emocionalmente abalados. Inscrições pelo e-mail novasestrategias.ipq@hc.fm.usp.br ou pelo telefone (11) 94990-4532.

Gestantes e pós-parto – Gestantes de 18 a 45 anos com quadros de depressão e ansiedade e para mulheres até o 6º mês do período pós-parto, de 18 a 45 anos, com quadro de depressão pós-parto. Agendamento da triagem pelo telefone (11) 2661-6440.

Homossexuais masculinos a partir de 50 anos – O grupo abordará questões emocionais e afetivas, além de discutir aspectos relacionados à maturidade, família, trabalho, carreira, sexualidade e outros. Inscrições pelo e-mail maturidadeemcores@gmail.com.

Impulso sexual excessivo – Homens e mulheres acima de 18 anos que apresentem compulsão sexual. Serão oferecidos tratamentos psicoterápico e medicamentoso. Inscrições para a triagem pelo telefone (11) 2661-7805 ou pelo e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Jogo patológico – Voluntários maiores de 18 anos que apresentem compulsão por jogos de azar, a ponto de prejudicar o trabalho, finanças ou relacionamentos. Inscrições para triagem pelo telefone (11) 2661-7805 ou pelo e-mail proamjo.secretaria@gmail.com.

Memória – Pessoas a partir de 60 anos, sem dificuldades de memória e raciocínio em geral ou apenas com dificuldades leves. O estudo pretende identificar o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer, com uso de uma nova tecnologia diagnóstica. Informações pelo e-mail pesquisamemorialim27@gmail.com.

Portadores de doença de Alzheimer e seus cuidadores – Pessoas acima de 60 anos que apresentem demência de Alzheimer, bem como seu cuidador direto, maior de 18 anos, que aprenderá a manejar pacientes que apresentem agitação, agressividade e alterações do sono. Inscrições pelo e-mail xandamartini@usp.br.

TDAH – Crianças entre 3 anos e 11 meses e 5 anos e 11 meses que apresentem agitação e falta de atenção. Se confirmado o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o paciente será incluído em protocolo de tratamento. Informações e inscrições no site www.estudomappa.com.

Idosos com TDAH – Pessoas a partir de 65 anos que apresentem sintomas de Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade (TDAH) desde a juventude. Inscrições para triagem pelo e-mail idosotdah@gmail.com.

TOC – Pacientes com diagnóstico de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), de 14 a 65 anos, em tratamento farmacológico, mas sem resposta adequada. Os voluntários receberão assistência psiquiátrica e ajuda de custo para deslocamento. Informações pelo e-mail pesquisa.toc.etcc@gmail.com ou pelo telefone (11) 2661-6972.

TOC – Homens e mulheres de 18 a 65 anos, com diagnóstico de TOC, sem tratamento psiquiátrico nos últimos três meses. Os pacientes passarão por exames clínicos e de ressonância magnética de crânio e receberão tratamento medicamentoso. Inscrições para triagem pelo e-mail julianadiniz@usp.br ou telefone (11) 2661-6972.