Preparativos para a Ceia de Natal: Procon-SP te ensina a economizar

Fazer uma lista de compras, por exemplo, ajuda a evitar gastos desnecessários; consulte as cartilhas on-line gratuitas da Fundação

qua, 20/12/2017 - 20h11 | Do Portal do Governo

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitos consumidores saem em busca de produtos para preparar a Ceia de Natal. Pensando nisso, o Portal do Governo relembra as dicas importantes da Fundação Procon-SP, órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, que podem ajudar você a gastar pouco.

A primeira é fazer uma lista de produtos. Devido à grande variedade, muitas vezes facilita e também pode dificultar boas escolhas. Então, fazer uma lista e pesquisa prévia em folhetos e anúncios publicitários ajudam a evitar gastos desnecessários.

Para conter despesas é importante planejar o cardápio da ceia, incluindo todos os alimentos, bebidas e ingredientes que serão utilizados. Alguns estabelecimentos costumam fazer promoções de produtos que estão com prazo de validade próximo. Nesses casos, o ideal é comprar a quantidade que será consumida neste período para evitar riscos à saúde.

Outra dica é avaliar as condições de higiene, armazenamento e iluminação do local, isto evita a compra de produtos deteriorados ou violados.

É importante também ficar atento quando o preço do produto registrado pelo caixa for diferente do informado na gôndola, vale sempre o menor.

Para incentivar o consumo consciente, a Fundação Procon-SP atualiza constantemente as cartilhas Supermercados e Ceia de Natal, que trazem orientações sobre preços, formas de pagamento, cuidados e direitos do consumidor.